Eletiva Futebol de botão mobiliza estudantes da Escola Menodora

 

Eletiva Futebol de botão mobiliza estudantes da Escola Menodora



Entre as disciplinas eletivas ofertadas aos estudantes da Escola Menodora no ano de 2022, destaca-se o Futebol de botão. A Eletiva pensada pelo professor de Educação Física Dani Jéferson de Oliveira trouxe um alento à prática esportiva em um momento de reforma do prédio e diminuição dos espaços de práticas esportivas físicas.

O Futebol de Botão futebol de botão foi criado pelo brasileiro Geraldo Cardoso Décourt em 1930. Na época, era praticado com botões de roupas. Foi desenvolvido para ser praticado sobre uma mesa que tem aparência de um campo de futebol. Os botões fazem o papel dos jogadores que são movimentados através de uma palheta. Toda vez que o jogador for jogar a bola no gol, deverá avisar seu adversário para que ele posicione seu goleiro. No ano de 1988, o futebol de botão passou a ser uma modalidade esportiva.

O uso dessa modalidade esportiva é uma forma de incentivar a prática de esportes. Ajuda no desenvolvimento do raciocínio e também trabalha o aspecto corporal. Em tempos de tantas tecnologias e ferramentas mobiles, incentivar o uso de tal esporte é importante para que as crianças também se movimentem.

A disciplina “Futebol de Botão” tem como finalidade evidenciar a importância do desenvolvimento do Esporte no espaço escolar como instrumento didático-pedagógico que favorece o processo ensino-aprendizagem, oferecendo o exercício de habilidades motoras, o desenvolvimento dos elementos da modalidade, conhecimento das regras, técnicas de arbitragem e a inserção social dos alunos.

O Esporte busca desenvolver através de uma formação adequada as capacidades físicas,  técnicas e táticas, onde o aluno desenvolverá suas capacidades cognitivas de percepção, antecipação e tomada de decisões. A aprendizagem psicomotora é à base do processo da formação. Através de movimentos básicos como correr, saltar, andar, rolar, entre outros vai desenvolver-se de modo que aprenda a fazer os gestos técnicos. O equilíbrio, ritmo, coordenação e noções de espaço e tempo são primordiais para o aprendizado técnico individual do esporte.

São objetivos específicos da Eletiva: Formar um indivíduo crítico e participativo, que compreenda e consiga usar seu corpo no esporte; Desenvolver ações de respeito ao adversário e as regras da modalidade; - Exploração de diferentes habilidades; Desenvolver autoestima e aceitação das diferenças do aspecto motor; - Demonstrar autonomia na elaboração e execução das atividades corporais, assim como a capacidade de discutir e modificar regras reunindo várias manifestações do movimento, estabelecendo uma melhor utilização dos conhecimentos adquiridos. Além disso, participar e apreciar diferentes atividades com o envolvimento do grupo e vivenciar as habilidades nos aspectos individuais.

O Futebol de botão também busca promover a sociabilidade, o amadurecimento emocional e psicomotor do indivíduo, favorecendo o aprendizado do saber ganhar e saber perder, do repartir, do organizar, do liderar, do persistir e do ser responsável, promover a formação de uma cultura de esporte e lazer e estimular a prática esportiva na Escola para os mesmos levar consigo até a vida adulta.

Os recursos para aquisição dos equipamentos para a modalidade vieram do caixa da APM, recursos do PDDE (Federal) e Repasse financeiro estadual.

A Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo, ao longo dos anos, oportuniza aos seus estudantes diversas práticas esportivas. Em seus projetos está a formação de equipes em modalidades individuais e coletivas, visando à participação em eventos esportivos de acordo com a demanda existente. No ano de 2022, a Escola, em parceria dom a Secretaria de Educação de MS e Fundesporte oportuniza aos seus alunos participarem das equipes de Futsal, volei de praia e basquetebol masculino, basquetebol e handebol feminino e xadrez misto. Para participar, os estudantes podem procurar a direção, coordenação ou professores.











Nenhum comentário:

Postar um comentário