CURSO TÉCNICO EM SERVIÇOS JURIDICOS ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA

 

CURSO TÉCNICO EM SERVIÇOS JURIDICOS ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA

 


Mais uma vez, o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul abriu as portas para contribuir com a formação dos estudantes. Dessa vez, o juiz César de Souza Lima, diretor do Foro de Dourados, participou do projeto Judiciário de Portas Abertas, uma proposta do curso técnico em serviços jurídicos integrado ao ensino médio integral, desenvolvido pela Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo.

Saiba mais clicando abaixo.


A ação foi proposta para que alunos do primeiro, segundo e terceiro anos pudessem conhecer a estrutura física e de atendimento do Fórum. Na verdade, o projeto pretendeu oferecer aos estudantes a compreensão do que é o Poder Judiciário, qual sua função social, assim como ser norteador e saneador de litígios, destacando-se os direitos sociais, a dignidade humana e o acesso à justiça com o cumprimento das leis.

Assim, o juiz apresentou o prédio do Fórum, falou sobre a carreira de juiz e sobre os desafios do cargo de diretor, apresentando sua trajetória e explicando quais as funções do cargo, abrindo oficialmente as portas do judiciário aos estudantes.

Os alunos conheceram o funcionamento da administração do fórum, como é possível o acesso ao local, quem pode transitar pelas instalações, qual vestimenta é permitida, o horário de funcionamento, como são divididas as varas, a diferença entre juizado e justiça comum, entre outras características da justiça sul-mato-grossense.

Com a visita técnica, os estudantes aprenderam o funcionamento do sistema judiciário, souberam em quais casos é necessário julgamento no Tribunal do Júri, quais são os cargos e atribuições dos servidores da justiça e demais colaboradores, além de aprender como é possível ingressar nos cargos, por meio de concurso público ou contratação.

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br









Nenhum comentário:

Postar um comentário