Sobre a Escola


Uma das mais importantes unidades de ensino em Dourados, a Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo, comemora, neste mês de março, 40 anos de atividades na Educação Básica, contribuindo para a formação de centenas de douradenses e, levando seus estudantes ao sucesso nos vestibulares em várias universidades do Estado e do País.

Segundo a direção colegiada, a história do estabelecimento de ensino começa em 1º de março de 1971, quando o então Centro Educacional de Dourados, passou a denominar-se Escola Estadual de 1º e 2º graus “Menodora Fialho de Figueiredo”. O nome foi uma homenagem atribuída a grande dama mato-grossense, esposa do ex-governador de Mato Grosso, Arnaldo Estevam de Figueiredo, pelo seu trabalho filantrópico e de destaque na vida pública, tendo dedicado sua vida a semear o bem, a bondade e o amor.

A Escola Estadual de 1º e 2º Graus Menodora Fialho de Figueiredo foi criada pelo Decreto nº. 2059 de 12/06/1974, conforme Diário Oficial nº. 16.614 de 20/06/1974 e autorizada a funcionar por meio da portaria nº. 164/76. O curso de 2º grau foi reconhecido pela portaria nº. 5.179 de 08/07/1977. Atualmente denominada EE Menodora Fialho de Figueiredo.

A escola, dentro de seus princípios filosóficos, tem por finalidade formar seres humanos íntegros e conscientes, num desafio à sociedade que se apresenta. O trabalho pedagógico está baseado em uma concepção holística de homem desenvolvendo temas sobre vida, honestidade, respeito, gratidão, trabalho, colaboração, igualdade, ideal, liberdade, leis universais e Deus.

O modelo pedagógico aplicado na escola consiste fundamentalmente em: desenvolver em seu aluno a função de pensar em tudo que se relacione consigo e com sua vida; formar uma consciência clara a respeito de sua responsabilidade frente ao mundo.

Com melhores condições de trabalho e dispondo de melhores recursos pedagógicos como: biblioteca, sala de multimeios, equipamentos áudio visuais, espaço para o esporte, a escola avançou muito tanto na estrutura física quanto na pedagógica, desenvolvendo vários projetos, exposições, eventos esportivos e culturais. Desta forma a escola se consolida como uma instituição comprometida oferecendo ensino de qualidade, contando já com vários alunos aprovados em vestibulares.


Uma Patrona Dedicada à Educação


A grande dama matogrossense Menodora Fialho de Figueiredo nasceu na fazenda Rio Grande, hoje município de Maracaju em dez de setembro de 1901. Filha de Alexandre de Arruda Sampaio e Rita Alves Corrêa, Dona Menodora fez seus estudos secundários em Jaboticabal SP.
Em 1920 casou-se com o engenheiro agrônomo Arnaldo Estevão de Figueiredo, teve 4 filhos. Primeira dama de campo Grande aos 19 anos e do Estado de Mato grosso aos 45 anos, foi incansável lutadora pela educação e instrução de inúmeras crianças e jovens. Sua vida foi dedicada a obras sociais, religiosas e a família. Faleceu em Campo Grande em 29 de dezembro de 1971.