Debates nos Itinerários de Ciências
Humanas contribuem para evolução do pensamento crítico na Escola Menodora
O Itinerário Formativo de
Ciências Humanas tem como principal objetivo fornecer aos estudantes as
ferramentas para a compreensão crítica da realidade social e histórica em que
estão inseridos. Trata-se de produzir um aprendizado ativo sobre quem somos: como
indivíduos, como cidadãos e como sociedade.
Quando falamos numa compreensão
crítica, significa que buscamos estimular o olhar analítico dos estudantes
diante de variados elementos da cultura, sensibilizando-os para os valores e
princípios que estruturam nossa sociedade, as contradições existentes nela, bem
como suas origens históricas.
Considerando que vivemos num
mundo globalizado, em constante transformação pelo desenvolvimento tecnológico
e pelas mudanças de comportamento na esfera pública, tal capacidade de análise,
sozinha, não é o bastante para formar o senso crítico de um indivíduo.
Por isso, também mobilizamos
situações de aprendizagem em que os estudantes possam se posicionar de modo
aberto e respeitoso, expondo sua própria visão de mundo, articulando conceitos
e argumentos extraídos de referências teóricas relevantes, propondo estratégias
de solução para problemas que fazem parte de nossa sociedade.
Desse modo, buscamos proporcionar
o desenvolvimento da autonomia de pensamento e de ação dos estudantes, o que
também pode ser chamado de protagonismo.
Por meio de atividades que
envolvem leitura e interpretação de diferentes registros textuais, pesquisa em
bases de dados confiáveis, produções escritas em diferentes gêneros e debates
orientados, visamos enriquecer o repertório teórico e cultural dos estudantes,
promovendo o senso crítico em sintonia com o respeito à diversidade e a prática
da cidadania.
Neste itinerário, estudamos como
temas específicos: a formação da identidade cultural brasileira; os valores e
princípios políticos que constituem o estado democrático de direito; as
diferentes formas de compreensão e representação do espaço social; as
transformações históricas, econômicas, políticas e culturais que nos tornaram a
sociedade que somos hoje.
Nosso objeto de estudo, portanto,
consiste em tudo aquilo que dá sentido para a existência humana, todos os
significados produzidos ou reproduzidos pelas ações humanas na vida em
comunidade.
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