Debates nos Itinerários de Ciências Humanas contribuem para evolução do pensamento crítico na Escola Menodora

 

Debates nos Itinerários de Ciências Humanas contribuem para evolução do pensamento crítico na Escola Menodora

 


O Itinerário Formativo de Ciências Humanas tem como principal objetivo fornecer aos estudantes as ferramentas para a compreensão crítica da realidade social e histórica em que estão inseridos. Trata-se de produzir um aprendizado ativo sobre quem somos: como indivíduos, como cidadãos e como sociedade.

Quando falamos numa compreensão crítica, significa que buscamos estimular o olhar analítico dos estudantes diante de variados elementos da cultura, sensibilizando-os para os valores e princípios que estruturam nossa sociedade, as contradições existentes nela, bem como suas origens históricas.

Considerando que vivemos num mundo globalizado, em constante transformação pelo desenvolvimento tecnológico e pelas mudanças de comportamento na esfera pública, tal capacidade de análise, sozinha, não é o bastante para formar o senso crítico de um indivíduo.


Por isso, também mobilizamos situações de aprendizagem em que os estudantes possam se posicionar de modo aberto e respeitoso, expondo sua própria visão de mundo, articulando conceitos e argumentos extraídos de referências teóricas relevantes, propondo estratégias de solução para problemas que fazem parte de nossa sociedade.

Desse modo, buscamos proporcionar o desenvolvimento da autonomia de pensamento e de ação dos estudantes, o que também pode ser chamado de protagonismo.

Por meio de atividades que envolvem leitura e interpretação de diferentes registros textuais, pesquisa em bases de dados confiáveis, produções escritas em diferentes gêneros e debates orientados, visamos enriquecer o repertório teórico e cultural dos estudantes, promovendo o senso crítico em sintonia com o respeito à diversidade e a prática da cidadania.

Neste itinerário, estudamos como temas específicos: a formação da identidade cultural brasileira; os valores e princípios políticos que constituem o estado democrático de direito; as diferentes formas de compreensão e representação do espaço social; as transformações históricas, econômicas, políticas e culturais que nos tornaram a sociedade que somos hoje.

Nosso objeto de estudo, portanto, consiste em tudo aquilo que dá sentido para a existência humana, todos os significados produzidos ou reproduzidos pelas ações humanas na vida em comunidade.

 Texto elaborado com a colaboração do professor Fernando Ferreira da Silva, da disciplina de Filosofia 




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