SED abre inscrições para profissionais atuarem em cursos profissionalizantes

 

SED abre inscrições para profissionais atuarem em cursos profissionalizantes

 


A SED (Secretaria de Estado de Educação) de Mato Grosso do Sul publicou edital de abertura de inscrições para cadastro de profissionais para atuar nos cursos de Educação Profissional nos anos de 2023 e 2024, na REE-MS (Rede Estadual de Ensino de MS). Edital foi publicado nesta segunda-feira (19) do DOE-MS.

Conforme o documento, os profissionais ficarão encarregados de coordenação técnica de curso, docência e supervisão de estágio curricular obrigatório.

Poderão participar do cadastramento os profissionais com escolaridade em nível superior, habilitados em cursos de Tecnologia, Bacharelado ou Licenciatura, com diploma ou comprovante de colação de grau, em cursos reconhecidos pelo MEC, em conformidade com o eixo tecnológico e o curso de educação profissional ofertado pela SED (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul).

 

A relação de profissionais cadastrados, por município e por eixo tecnológico, será publicada no Diário Oficial do Estado a partir do dia 18 de janeiro de 2023 neste site. O cadastro não assegura a convocação do profissional.

Inscrições

Debates nos Itinerários de Ciências Humanas contribuem para evolução do pensamento crítico na Escola Menodora

 

Debates nos Itinerários de Ciências Humanas contribuem para evolução do pensamento crítico na Escola Menodora

 


O Itinerário Formativo de Ciências Humanas tem como principal objetivo fornecer aos estudantes as ferramentas para a compreensão crítica da realidade social e histórica em que estão inseridos. Trata-se de produzir um aprendizado ativo sobre quem somos: como indivíduos, como cidadãos e como sociedade.

Quando falamos numa compreensão crítica, significa que buscamos estimular o olhar analítico dos estudantes diante de variados elementos da cultura, sensibilizando-os para os valores e princípios que estruturam nossa sociedade, as contradições existentes nela, bem como suas origens históricas.

Considerando que vivemos num mundo globalizado, em constante transformação pelo desenvolvimento tecnológico e pelas mudanças de comportamento na esfera pública, tal capacidade de análise, sozinha, não é o bastante para formar o senso crítico de um indivíduo.

Interclasse 2022 Escola Menodora

 

Interclasse 2022 Escola Menodora

Equipe vencedora do Futsal


Foram realizados nos dias 13, 14 e 15/12/2022 os Jogos Interclasse da Escola Menodora.

Os estudantes de todas as turmas se empenharam e mostraram evolução em todas as modalidades disputadas: voleibol, basquetebol e futsal.

Os Jogos foram realizados no Complexo esportivo da Escola Menodora, composto de dois ginásios com estrutura completa para a prática esportiva.

O evento foi finalizado com uma confraternização entre atletas e professores da Escola.


Na Escola Menodora, professores de Ciências da Natureza ministram aulas diferenciadas no laboratório científico

 Na Escola Menodora, professores de Ciências da Natureza ministram aulas diferenciadas no laboratório científico



A Escola Menodora oferece aos estudantes aulas práticas na área de Ciências da Natureza. Temos um laboratório preparado para nossos alunos e uma das Unidades Curriculares oferecidas, busca aliar teoria e prática, aqui os alunos experimentam, testam e aprendem de forma significativa, com aulas que fogem do tradicional, em que apenas a teoria é vista! Na nossa escola podemos vivenciar na prática diversos conteúdos!

Incentivamos o estudante a dar seus primeiros passos no método científico, o aluno tem a oportunidade de observar e explicar fenômenos, além de estabelecer relações de causa e efeito, para que possa responder questionamentos a partir formulações de hipóteses e verificação, tendo em vista a resolução de um problema e/ou questionamentos de suas observações é preciso entender que a ciência é dinâmica e que não há conhecimento pronto e acabado, mas em constante crescimento e evolução, o que permite a sua reformulação quando necessária.

O USO DA EXPERIMENTAÇÃO COMO METODOLOGIA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA

 




       O Professor Rogério da disciplina de Física, realizou junto aos alunos do 3º Ano do Ensino Médio, um de experimento para trabalhar o conteúdo da disciplina de forma prática. O principal objetivo da atividade experimental é levar os alunos a pensar, debater, justificar e organizar as suas ideias e aplicar seus conhecimentos em situações novas, encontradas em seu cotidiano tornando capaz de fazer a relação da pratica com a teoria.

Nesse cenário foi possível identificar que a realização de atividades experimentais como uma metodologia facilitadora do processo de ensino e aprendizagem de física, possibilitando aos alunos momentos únicos de contato prático com a matéria que estava sendo lecionada. Os experimentos, de uma maneira geral, tornam os alunos atuantes, construtores de seu conhecimento, estimulando o interesse e a participação nas aulas.

ESCOLA MENODORA RECEBE INVESTIMENTOS EM ENERGIA SOLAR

ESCOLA MENODORA RECEBE INVESTIMENTOS EM ENERGIA SOLAR

Vista aérea dos painéis solares da Escola Menodora 


A Escola Menodora foi contemplada com a instalação de painéis solares para geração de energia elétrica por meio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Estado de Educação e CF2 Energia Solar Ltda.

Além dos painéis, foi instalado gerador fotovoltaico de 35,52 KWP, suficiente para atender a demanda elétrica da Escola e repassar sobras para a concessionária de energia.

SOLIDARIEDADE SUSTENTÁVEL

 

SOLIDARIEDADE SUSTENTÁVEL




Durante o 2° Bimestre foi desenvolvido o projeto "Solidariedade Sustentável"  nas aulas de Educação Física da Professora Denise Castiglioni – 9ºs anos e Ensino Médio.

O projeto de cunho social é focado na construção de brinquedos com material reciclável. A produção será destinada a uma instituição de ensino infantil da região periférica da cidade.

O projeto teve como objetivo estimular o protagonismo e a criatividade dos alunos, além da empatia, o trabalho em equipe, resoluções de problemas e a coordenação motora fina através dos recortes e colagens.

EVENTO DE BASQUETEBOL 3 X 3 MS CAMPEÕES NA ESCOLA MENODORA

 

EVENTO DE BASQUETEBOL 3 X 3 MS CAMPEÕES NA ESCOLA MENODORA

O II Torneio 3x3 MS Campeões foi realizado no Complexo Esportivo da Escola Menodora no último dia 8 de dezembro com grande sucesso e engajamento.

A competição teve a participação de 3 cidades (Dourados, Ponta Porã e Itaporã) que disputaram a competição em 4 Categorias: 14/17 Fem e Masc. 9 Escola Estaduais, 9 Professores, 18 Monitores/Árbitros.

Escola Menodora está com Matrículas abertas para 2023.

 


Escola Menodora está com Matrículas abertas para 2023.

Fachada da Escola Menodora 


A Escola Menodora está com as inscrições abertas para o ano de 2023.

Oferecemos Ensino Fundamental, etapa final, do 6º ao 9º ano Integral, e o Ensino Médio Integral.

Ao Escolher cursar o Ensino Médio Integral na Escola Menodora você pode optar pelo Itinerário Formativo profissionalizante (Serviço Jurídico / Atendente Judiciário).

É uma excelente oportunidade para quem deseja seguir carreira na área do Direito e afins, e ainda terá um Certificado técnico na área.

Para fazer sua inscrição para o ano de 2023, acesse o site da matrícula digital http://www.matriculadigital.ms.gov.br/MatriculaDigital/Home   

Clique em ALUNOS NOVOS / Faça sua pré-matrícula. Em seguida, escolha o município, etapa, preencha e confirme seus dados.

Escolha Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo como primeira opção e, caso prefira, escolhe o Itinerário Formativo Profissionalizante.

Período de inscrição: Até 04/01/2023

Após efetuar a inscrição, aguardar a designação que sairá dia 08/01/2023 para  efetivar a matrícula presencialmente na Escola.

Nosso Ensino Integral inicia-se às 7:30 estendendo-se até 16:30 com três refeições diárias: café da manhã, almoço e lanche da tarde (com cardápio elaborado por nutricionista). Utilizamos metodologias ativas e apostamos no protagonismo do estudante. Somos Escola da Autoria.

Nosso endereço: Avenida Weimar Gonçalves Torres, 3447, Jardim Caramuru, próximo à Câmara Municipal. Há ponto de ônibus a uma quadra da Escola.

A Equipe Menodora está a disposição para quaisquer informações adicionais nos telefones 3424-3158, 3424-6818, whatsapp 98158-0277 (coordenação) e-mail emenodoraadm@gmail.com. Atendimento das 7 às 17 horas.

Venha para o Menodora – Equipe eficiente formando gerações com ensino gratuito e de qualidade. Garanta sua vaga para 2023.

CLIMATIZAÇÃO DA ESCOLA MENODORA

 CLIMATIZAÇÃO DA ESCOLA MENODORA 


A Equipe Gestora, Colegiado Escolar e APM da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo / Dourados agradecem à Secretaria de Estado de Educação / DGIAPE / COAOP pela climatização de todos os ambientes da Unidade de Ensino.

Tal ação trará benefícios à aprendizagem dos estudantes e à atuação do corpo docente e equipe técnico administrativa.  E mostra o compromisso da SED com a educação de qualidade.

Homenagens do Dia do Professor / 2022

 Escola Menodora homenageia os professores no seu Dia



Em alusão à data, os professores da Escola Menodora foram homenageados pela Gestão escolar no último dia 20/10.

Esses profissionais que se reinventam a cada dia, mostrando o melhor de si para que os estudantes tenham uma boa aprendizagem, fazendo de sua profissão um importante meio de transformação social.

A Escola Menodora orgulha-se de ter profissionais motivados e capacitados para a nobre função de lecionar.

E deseja que sejam incansáveis em seus objetivos e que os desafios não os desencoragem.

 

PROFESSORA HOMENAGEADA



No Dia 20/10, a professora Elis Aparecida Lopes Vieira foi homenageada em em sessão solene na Câmara Municipal de Dourados em nome dos demais professores da Escola por ocasião do Dia do Professor.

Os telefones fixos da Escola Menodora voltaram a funcionar

 Informamos que os telefones fixos da Escola Menodora estão funcionando:

3424-3158 – Secretaria;

3424-2389 – Coordenação.

Atenciosamente





Equipe Menodora realiza premiação dos Jogos Internos JIME 2022

 

Equipe Menodora realiza premiação dos Jogos Internos JIME 2022



Foi realizada no dia 6 de outubro a entrega das medalhas dos estudantes que competiram no XIII JIME – Jogos Internos do Menodora que aconteceu nos dias 5 e 6 de setembro/22, após dois anos sem ser realizado.

A tradicional competição que une atletas e torcida da Escola Menodora é uma culminância do aprendizado das aulas de Educação Física e dos Projetos Esportivos desenvolvidos na Escola.

Durante a competição, foi observada a evolução dos atletas que tiveram pouco tempo após o período agudo da pandemia para se prepararem.

Foram disputadas as seguintes modalidades: Basquetebol (trinca), futsal masculino, futsal feminino, voleibol misto, handebol feminino, xadrez misto e queimada mista.

Além disso, houve premiação para as melhores torcidas. Os estudantes se organizaram com camisetas, bandeiras e cartazes e mostraram muita animação durante as competições.

Estudantes do Menodora fazem tour por pontos turísticos do MS

 

Estudantes do Menodora fazem tour por pontos turísticos do MS

Bioparque pantanal MS
Em projeto desenvolvido pelas Unidades Curriculares de Aprofundamento em Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens, um grupo de estudantes e professores da Escola Menodora estiveram na capital do Estado de MS onde visitaram diversos pontos turísticos no último dia 12 de setembro.

O primeiro passeio foi no Bioparque Pantanal. Recém inaugurado complexo com dezenove mil metros quadrados que ostenta o maior aquário de água doce do mundo. No Bioparque é possível observar parte do ecossistema da região de forma acessível às pessoas. O espaço físico projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake tem formato de peixe,  está localizado dentro do Parque Ambiental das Nações Indígenas e tem 5 milhões de litros de água. Os estudantes maravilharam-se com tanta informação e a mais nova atração turística de MS

Espaço Estação Ferroviária

A segunda parada foi no Espaço Estação Ferroviária, local onde foi possível observar e fotografar toda a história da Rede Ferroviária de MS. O curador do local explicou que a construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil teve início em 1905 e concluída em 1953, integrando Três Lagoas, Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã à Bauru e São Paulo e teve as operações com passageiros suspensas em 1996, após a privatização. No local, podem ser vistos apetrechos da época da circulação de trens, além de uma locomotiva, trilhos e um vagão.

 Estudantes do Menodora entregam proposta de “Destinação de Resíduos Sólidos e Descarte de Medicamentos" e "Implantação da Rede Integrada de Cicloviária" aos vereadores na Câmara Municipal de Dourados


Os alunos das turmas dos terceiros anos A e B e de Unidade Curricular 01, Ensino Médio, Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo fizeram uma visita à Câmara Municipal de Dourados no último dia 10 de agosto, na qual foram recepcionados pelo presidente da Câmara Municipal, Laudir Munaretto, o Chefe de Comissões Parlamentares daquela Casa, Carlos Augusto Pimentel e os vereadores Fábio Luis, Juscelino Cabral e Márcio Pudim.

Inicialmente Carlos Augusto Pimentel explicou como funciona aquela Casa e como tramita um Projeto de Lei. Destacou ser muito importante ações desta natureza, envolvendo escolas e o poder legislativo municipal. Reiterou que estão elaborando uma Lei, que instituirá a Escola Legislativa, a qual estabelece uma ação sistematizada, a ser viabilizada em parceria com as escolas sediadas em Dourados, visando aproximar o máximo possível o Legislativo Municipal e os estudantes e, como consequência estimulá-los a participação política  perspectivada em seu aspecto nobre.

 Já os vereadores Luís Fábio, Juscelino Cabral e Márcio Pudim os membros expuseram sobre alguns projetos que apresentaram e já aprovados e outros ainda em tramitação. O presidente Laudir Munaretto  fez uma saudação aos alunos e afirmou estar muito feliz com a ida dos mesmos àquela Casa. Complementou dizendo que é muito salutar e prazeroso encontros envolvendo vereadores e estudantes. Lembrou que estão elaborando um projeto denominado Escola Legislativa, exatamente para que os alunos saibam a importância e que se preocupem em ter uma ação política que contribua para as transformações sociais necessárias ao Município.

Esta ação é resultado de um projeto desenvolvido pelo Professsor Enio Ribeiro e a professora Jaine Gomes, tendo como tema: "O Destino dos Resíduos Sólidos e o Descarte de Medicamentos" e "Implantação da Rede Integrada de Cicloviária de Dourados". projetos desenvolvidos desde o mês de maio.

Neste período, segundo o Professor Enio Ribeiro, os alunos estudaram diversos documentos: "Agenda 21", "Tratado de Kyoto", "Acordo de Paris", "Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)" e sobre as três grandes conferências mundiais sobre o meio ambiente: 1ª Conferência Mundial (Estocolmo - Suécia), Eco-92 ou Rio 92 e a Rio+20; a Lei Estadual nº 5180, sancionada em 13/04/2018 que  determina que todas as farmácias e drogarias mantenham recipientes para a coleta ou descarte de medicamentos, cosméticos e insumos vencidos ou deteriorados, à disposição do cliente.

Estes estudos e debates resultaram na produção de um documento pelos alunos versando sobre resíduos sólidos, descarte de medicamentos e rede cicloviária integrada de Dourados, documento, aliás entregue neste encontro aos vereadores. É um documento que contém reivindicações e sugestões, dentre elas:

a) que a Prefeitura Municipal de Dourados aprove um cronograma de implantação da rede integrada de ciclovias de Dourados estendendo-se de 2023/2027;

b) instalação em 2023 de placas solares em uma escola da rede municipal, projeto piloto a ser estendido, posteriormente,  a todas as escolas municipais no decorrer desta década;

c) expansão dos bairros contemplados com a coleta seletiva de lixo;

Os alunos Camila Benites e Guilherme da Silva Neto afirmaram que o projeto é muito relevante porque ao mesmo tempo, possibilita aos estudantes exercerem o papel de protagonistas, combinando teoria e prática, exercerem a cidadania, nos planos individual e coletivo e, contribuírem para que Dourados desfrute de melhores índices de qualidade de vida.

A gestão escolar da Escola Menodora apoia e incentiva a iniciativa. A Escola Menodora atende desde 2020 em tempo integral, com metodologia ativa e incentivo à autoria e protagonismo dos estudantes. 

Assista o vídeo da sessão:

https://youtu.be/P2RGu1gk6pA











GUERRA INFINITA Confira o trabalho desenvolvido pelos estudantes da Unidade Curricular Eletiva Guerra infinita

 

GUERRA INFINITA





Confira o trabalho desenvolvido pelos estudantes da Unidade Curricular Eletiva do Ensino Médio - Guerra infinita. ministrada pelo Professor Osmar, na Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo de Dourados – MS

Poemas sobre a Guerra

https://padlet.com/osmarev/fw72lpss5km2adgx 

Alunos das disciplinas de ciências da natureza fazem visita técnica em cursos da UEMS

 


Os alunos das disciplinas de Unidade Curricular de Ciências da Natureza e Matemática do Ensino Médio realizaram junto com os professores, uma visita técnica para conhecer os cursos e laboratórios da área de conhecimento.

Nesta visita foram realizadas visitas aos laboratórios de Enfermagem, Cepemat (Laboratório de Elétrica, E-lixo), Biologia e Química, onde puderam conhecer os espaços, um pouco dos cursos e práticas que são desenvolvidas por profissionais e discentes dos cursos durante a formação e atuação no mercado de trabalho.

Esta visita tem por objetivo fomentar o interesse e demonstrar quais as possibilidades que os discentes que participam das unidades da área de ciências da natureza podem estabelecer como projeto de vida enquanto formação acadêmica.

A visita ocorreu no dia 05 de julho, em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e demais cursos e laboratórios nos quais os alunos realizaram a visita.

A visita na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, teve como objetivo mostrar aos alunos de forma prática e aplicada a robótica, no laboratório CEPEMAT dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Física eles puderam ver como materiais de baixo custo podem ser utilizados para construção de protótipos, os acadêmicos desses cursos podem utilizar a robótica como solução para auxiliar desafios do cotidiano, um dos exemplos mostrados no laboratório aos alunos foi uma placa fotovoltaica que segue a luz solar para que geração de energia seja mais eficiente, foi mostrado também um aparelho que mede a turbidez da água e um outro que identifica gases na atmosfera, todos eles desenvolvidos com materiais que seriam descartados.

Além de ver a disciplina de empreendedor bicentenário na prática, os alunos puderam visitar e conhecer alguns cursos da Universidade, como o laboratório de química, onde assistiram um experimento sendo realizado e conheceram um pouco mais sobre laboratórios, puderam conhecer o laboratório de biologia e ficaram encantados com tudo que foi exposto a eles, e também o de enfermagem onde a técnica mostrou para eles como são as aulas naquele ambiente.

Segundo a professora Maria Bruna, foi uma visita muito proveitosa, os alunos gostaram bastante, é muito importante mostrar a eles sobre e como é o funcionamento das universidades. E são alunos que já escolheram o itinerário de ciências da natureza e matemática, alunos que optaram por essas áreas e tiveram a oportunidade de visitar e conhecer um pouco mais sobre elas.

Os professores que participaram da organização da visita foram: Maria Bruna, Jessica, Juliana, Izadora, João Pedro e Vanessa.








Arraiá do Menodora / 2022 teve muita festa e diversão

 

Arraiá do Menodora / 2022 teve muita festa e diversão 


Após dois anos sem acontecer, no último dia 24 de junho, os estudantes protagonistas da Escola Menodora puderam reviver as danças, comidas típicas e diversão da Festa Junina.

O Arraiá do Menodora promove a Integração proposta pela Escola em modelo Integral/Escola da Autoria. O evento foi realizado no novo prédio da escola que foi reformado e disponibilizado para a utilização.

Durante todo o dia a atividade diferenciada fomentou a parte diversificada do currículo do ensino em tempo integral ao mesmo tempo em que promove o protagonismo juvenil. Organizada pela equipe pedagógica da escola em conjunto ao Grêmio Estudantil, a festa ofereceu além de comidas típicas, danças, apresentações e concursos voltados para a temática.

Onde os alunos do 9º Ano A do Ensino Fundamental orientados pela professora Denise organizaram uma belíssima dança do Xote da Alegria, trazendo muita beleza e alegria ao evento. Já os alunos do 2º Ano A e B do Ensino Médio em colaboração com a professora Cristiane dançaram o Xote da Carolina, música clássica em festas juninas e que foi bem desenvolvida pelas turmas, entregando uma bela apresentação.

A apresentação do 9º Ano B do Ensino Fundamental foi a dança de uma Vaneira, música típica do MS, devido a grande influência Gaúcha no estado. O 3º Ano A do Ensino Médio fez a tradicional dança da fita, apresentando muita beleza e desenvoltura.

Ocorreram também maravilhosas apresentações com quadrilhas dos 8º Ano A em parceria com os professores Dani Jeferson e Elis, quadrilha com casamento caipira do 1ºA, 1º B e 1º C do Ensino Médio em parceria com as professoras Cristiane e Eliane e por fim, uma quadrilha maluca dos 3º A, 3º B e 1º B do Ensino Médio.

E da parte da escola, foi realizado um concurso para a escolha do melhor casal caipira da festa, onde os alunos Thiago e Daiana do 1º Ano B do Ensino Médio, saíram vencedores com uma caracterização de primeira. Durante a festa foi realizado o sorteio de uma garrafa térmica pelo Grêmio Estudantil, onde o vencedor foi a mão do estudante do oitavo ano Vitor Cesar Tenório Padilha, Vânia Reginaldo Tenório.

Parabéns a todos os participantes, foi uma festa de excelência!!!

Confira mais fotos e vídeos do Arraiá do Menodora no link> www.encurtador.com.br/fqATZ






Profissionais da Escola Menodora recebem capacitação contra incêndio e primeiros socorros

 Profissionais da Escola Menodora recebem capacitação contra incêndio e primeiros socorros



O Curso de Capacitação para Formação da Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo foi realizado no dia 22 de junho de 2022.

O Subtenente Edraudino 2º Grupamento de Bombeiros Militar de Dourados trouxe aos cursistas noções de primeiros socorros e ações a serem empreendidas em caso de incêndio.

Participaram da Formação e agora compõem a Brigada de Incêndio da Escola Menodora os seguintes profissionais da instituição: Alaôr Fonseca Filho, Jane Soares Matoso, Selma das Graças de Lima, Marlene Ribeiro dos Santos Fiorucci, Eliandra Fátima Carollo Raidan, Miriam Almeida do Nascimento Morgenrotti, Elisangela Pauliona de Castro, Elis Aparecida Lopes Vieira, Maria Salete da costa Souza, Ester Pacheco Cara Andrade, Josiane Queiroz da Silva, Caio dos Santos Hanoka, Marli Terezinha Endres, Donizete Marques do Rosário, Marcos dos Santos Brito, João Evaldo Ghizoni Dieterich, Naum Vieira Condrignani e Márcia Ronise da Fonseca Silveira.

A Escola recebeu reforma completa recentemente e está equipada com hidrantes de incêndio, reservatório de água emergencial e alarme contra incêndio.

O Curso de Formação da Brigada é pré-requisito para emissão do alvará de funcionamento, conforme a Norma Técnica 17/2021 e Lei 4335/13.

A Equipe Gestora da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo agradece ao Senhor Comandante Segundo Grupo do corpo de Bombeiros de Dourados MS Senhor Ten Cel Humberto José Sepa de Matos pela cedência da sua Equipe para realização do Curso, e ao Subtenente Edraudino pela capacitação realizada aos profissionais.

Confira Fotos da Formação da Brigada de Incêndio da EE Menodora no drive> https://drive.google.com/drive/folders/1lB5058JKVj5MnT39CZNRkBcIFPS4hE8F

 




 

 

 

Conheça a Eletiva Energias do Futuro, Repensar e Ensinar Sustentabilidade proposta pela Professora Maria Bruna

Conheça a Eletiva Energias do Futuro, Repensar e Ensinar Sustentabilidade proposta pela Professora Maria Bruna, da Escola Menodora Fialho de Figueiredo / Dourados MS

A Eletiva se propõe a desenvolver algumas competências nos estudantes, tais como analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.

Além disso, espera-se que os estudantes consigam investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

Entre as habilidades a serem desenvolvidas, espera-se por meio da Eletiva Mostrar os tipos de energia e a importância do uso eficiente e racional de energia elétrica além de compreender a geração e a utilização de energia no país em diferentes aspectos e proporcionar o aprendizado aos alunos através de atividades dinâmicas.

Também pretende-se proporcionar ao aluno uma reflexão sobre seus hábitos diários, sensibilizar o aluno quanto ao uso indiscriminado dos recursos naturais, estimular a prática interdisciplinar na escola na defesa do bem público e desenvolver ideias criativas e empreendedoras.

Com essas habilidades apreendidas, o estudante poderá posicionar-se com base em critérios científicos, éticos e estéticos, utilizando dados, fatos e evidências para respaldar conclusões, opiniões e argumentos, por meio de afirmações claras, ordenadas, coerentes e compreensíveis, sempre respeitando valores universais, como liberdade, democracia, justiça social, pluralidade, solidariedade e sustentabilidade.

Após os esclarecimentos de ordem teórica, os estudantes que escolheram a Eletiva formaram grupos para aprofundar o conhecimento em determinada Fonte de Energia. Cada grupo produziu cartazes virtuais de esclarecimento e conscientização sobre o tema escolhido no aplicativo Canva.

Os cartazes foram postados no Instagran institucional da Escola (@escolamenodora). Os links das postagens estão disponíveis abaixo e você pode curtir para ajudar a divulgação dos conhecimentos sistematizados pelos estudantes.  

Energia Solar – Autores Alisson, Alejandro, Felipe, Eduardo e Elson. Link> https://www.instagram.com/p/CfZLf9eu4NX/?igshid=MDJmNzVkMjY=

Energia Eólica – Felipe, José Augusto, Shayd, Samuel e Argenis. Link> https://www.instagram.com/p/CfZKZ0SOVPH/?igshid=MDJmNzVkMjY=

Energia Nuclear. Autores Ryan, Luan, Guilherme e Helder. Link>  https://www.instagram.com/p/CfZKGlAuyOc/?igshid=MDJmNzVkMjY=

Energia Hidrelétrica. Autores: Leandra, Leonela, Mª Isabel e Fernanda. Link> https://www.instagram.com/p/CfZFOH9OVcg/?igshid=MDJmNzVkMjY=

Acesse o instagran da Escola Menodora (@escolamenodora), curta a página e prestigie o trabalho dos estudantes.

Menodora premia os Melhores do 1º Bimestre

 

Menodora premia os Melhores do 1º Bimestre



Foi realizada a premiação dos Melhores alunos no Primeiro Bimestre no último dia 26 de maio.

Durante o intervalo da tarde, os estudantes receberam certificado de Honra ao Mérito por suas notas, protagonismo e participação nas aulas durante esse período do ano letivo.

Foram premiado três alunos de cada sala, com menção honrosa para as melhores turmas de cada etapa.

Para conferir a lista dos alunos premiados, clique no link abaixo:

www.encurtador.com.br/jqJX2  

A estudante Edinalva de Souza Carvalho Cassemiro, do 2º ano B disse que ficou emocionada por ser parabenizada com seus colegas,e agradece a Equipe Menodora pela premiação.