Pronatec-SED

Educação profissional

Pronatec ganha destaque como gerador de renda e desenvolvimento regional

Quinta-feira, 21 de novembro de 2013 - 18:09
 
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou nesta quinta-feira, 21, em Boa Vista, a importância do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) como gerador de renda e riqueza, além de desenvolvimento regional. Na capital de Roraima, o ministro participou da solenidade de entrega de certificados a 920 alunos de cursos técnicos e de formação inicial e continuada do programa.

De acordo com Mercadante, o Pronatec qualifica o trabalhador. “Quem parou de estudar, tem a oportunidade de voltar com o Pronatec”, afirmou. “A presidenta Dilma Rousseff tem muita atenção com o programa. Com ele, estamos conseguindo aumentar os salários dos trabalhadores brasileiros.”

Mais de 5 milhões de pessoas estão hoje matriculadas no Pronatec. A meta do governo federal é atingir oito milhões de matrículas até 2014. Em Roraima, foram registradas quase 25 mil matrículas na modalidade bolsa-formação desde o início do programa, em 2011 — 19 mil em Boa Vista.

Camila Cardoso é uma das estudantes que receberam o certificado na tarde desta quinta-feira. Ela concluiu o curso de salgadeira no Serviço Nacional da Indústria (Senai). “Soube do Pronatec por uma amiga, fui lá e fiz o curso”, disse. “Hoje, consigo ajudar a sustentar a minha casa e meu filho de 4 anos.”

Inauguração — Em Boa Vista, o ministro também visitou o câmpus de Paricarana da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Ele participou da inauguração do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena.

O Pronatec foi criado em 2011 para ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, expandir e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância. Visa também a construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais, aumentar as oportunidades educacionais dos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional e melhorar a qualidade do ensino médio.


Assessoria de Comunicação Social

Informativo


Semana Afrodescendente

A Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo reuniu na câmara municipal de Dourados, alunos, professores e a comunidade escolar no último dia 18 de Novembro de 2013,  para a abertura oficial do projeto "Cultura Afrodescendente".
Durante a atividade tivemos apresentações musicais, danças e poemas.
Nesta semana a escola está desenvolvendo conteúdos referentes a cultura, exibindo filmes, e palestras com convidados relatando histórias da cultura negra.
No dia 22 de novembro às 19:00hs a escola promoverá a 2ª edição do Desfile Afrodescendente. Convidamos todos para nos prestigiar.




Escravidão no Brasil

Trabalho desenvolvido pelo professor Renato Milani com as turmas do 7º ano, cujo tema foram conteúdos voltados para a Escravidão Negra e Indígena no Brasil. Ambos referente ao projeto afrodescendente, que esta sendo executado nessa semana de 18 a 22 de novembro.



SED-Pronatec: Todo Jovem na Escola





A Secretaria de Estado de Educação (SED), com o objetivo de mobilizar a sociedade em prol da educação, considerando o caso específico dos adolescentes de 15 a 17 anos de idade fora do processo de escolarização em Mato Grosso do Sul, lançou em 25 de Outubro de 2013 a campanha: "Todo Jovem na Escola". Dando continuidade à campanha, foi realizado em Nossa Escola no dia 8/11 uma mobilização nos turnos Matutino e Vespertino, com intuito de traçar ações disseminadoras do ideal comum em trazer para a escola os jovens que se encontram fora do convívio escolar. Neste dia, o colegiado escolar, juntamento com, corpo docente, corpo administrativo e a Gestão discutiram estratégias e determinaram ações de como a campanha será implantada na comunidade.

I Mostra Cultural 2013

A Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo, promoveu neste dia 08 de Novembro a I Mostra Cultural. Foram expostos diversos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Ensino Fundamental e pelos alunos do curso técnico.
A Menodora agradece a presença das escolas que prestigiaram esse evento. Especialmente as escolas Wilmar Vieira de Matos, Castro Alves e o Grupo de Capoeira que abrilhantaram a abertura do evento. 
Todo corpo docente, direção e coordenação parabeniza o empenho e dedicação dos alunos. 






7ª Amostra Cultural

A Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo participou no dia 01 de Novembro de 2013 em Campo Grande - MS da 7° Mostra Cultural de Mato Grosso do Sul. Foram realizadas inúmeras apresentações de escolas da rede estadual. Na ocasião o grupo de dança da Escola Menodora  apresentou brilhantemente o ritmo axé.



Halloween - Escola Menodora

A Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo realizou no último dia 31 de outubro um intervalo diferenciado proporcionando aos alunos a comemoração do Halloween, mais conhecido no Brasil como o “Dia das Bruxas”. Os alunos se caracterizaram como os personagens aterrorizantes dos cinemas e mitos relacionados ao dia.

No momento em que eles desfilavam suas fantasias no intervalo, tocava-se músicas relacionadas como “Thriller - Michael Jackson” e o Tema do filme Caça Fantasma entre outros.





Filme Terra Vermelha

 Os alunos do 3º ano da Escola Menodora  na manhã de hoje (29) estiveram uma sessão cinema com o filme Terra Vermelha, que é uma das obras do Vestibular da UFGD.

 Sinopse:

Mato Grosso do Sul, Brasil, 2008. O suicídio de duas meninas Guarani-Kaiowá desperta a comunidade para a necessidade de resgatar suas próprias origens, perdidas pela interferência do homem branco. Um dos motivos do desaparecimento gradual da cultura reside no conflito gerado pela disputa de terras entre a comunidade indígena e os fazendeiros da região. Para os Kaiowás, essas terras representam um verdadeiro patrimônio espiritual e a separação que sofreram desse espaço é a causa dos males que os rodeia. Uma disputa metafórica é criada. A compreensão e o diálogo buscam espaço nesse antigo conflito. Enquanto isso, o jovem Osvaldo, que vive um terrível embate contra o desejo de morrer, vai furtivamente buscar água no rio que corta a fazenda e conhece a filha do fazendeiro. Um encontro em que a força do desejo transpassa e ao mesmo tempo acentua o desentendimento entre as civilizações.

Dia do Servidor Público !!!

O dia 28 de outubro é dedicado ao funcionário público como uma data comemorativa de especial significado no calendário brasileiro.
Trata-se de um momento de grande importância, por contemplar milhões de brasileiros, nas diversas esferas de poder, que contribuem e servem ao Estado e, em especial, à sociedade, nas mais diferentes áreas de trabalho.
Os funcionários da Escola Menodora tiveram o intervalo com vários brindes para comemorar esta data tão importante para os servidores.

A Direção e Toda Equipe Pedagógica deseja uma ótima semana a todos funcionários. 



PRONATEC-SED



Dia 23 de Outubro marca Escola Menodora, com mais um dentre tantos eventos que agitam a galerinha estudantil. Alunos do cursos Técnicos em RH e Contabilidade realizam hoje no período noturno o Primeiro Simulado dos Cursos Técnicos em Gestão de RH e Contabilidade. O Simulado tem por objetivo avaliar conhecimentos, habilidades e competências adquiridas.
Elaborado pela equipe de professores dos Cursos Técnicos em RH, o Simulado pretende, também, familiarizar o aluno com a metodologia de avaliação dos processos seletivos de níveis Federais , Estaduais e Municipais.  



As habilidades a serem desenvolvidas, entre varias necessárias para estacar uma carreira sólida, em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo são:

• Dominar linguagens: dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso
das linguagens matemática, artística e científica e da língua inglesa;
• Compreender fenômenos: construir e aplicar conceitos das várias áreas do
conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos
histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas;
• Enfrentar situações-problema: selecionar, organizar, relacionar, interpretar
dados e informações representadas de diferentes formas, para tomar decisões e
enfrentar situações-problema;
• Construir argumentação: relacionar informações, representadas em diferentes
formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir
argumentação consistente;






I Gincana do Conhecimento

Alunos do 2º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo de Dourados participaram nesta manhã (22) da I Gincana do Conhecimento envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Esta é mais uma das diversas atividades que a escola tem oferecido aos alunos priorizando o trabalho em equipe, integração social e proporcionando a transmissão de conhecimentos de forma lúdica.

As professoras coordenadoras de área e o Progetec da escola se empenharam na atividade, trazendo questões como problemas matemáticos e regras ortográficas para a atividade.



Dica do Enem!!!

Segue este vídeo com dicas para o dia da Prova do Enem!!!

Fiquem Atentos !!


Projeto “Geekie Games”

A Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo de Dourados, participou do simulado online do Projeto “Geekie Games” com estudantes do 3º ano do ensino médio dos períodos matutino e Noturno. O PROGETEC da escola organizou a sala de Tecnologia Educacional (STE) para os alunos desenvolverem as questões.
O "Geekie Games" é uma realização da Geekie, uma startup de tecnologia aplicada à educação. A plataforma inclui testes para o estudante treinar seus conhecimentos, aulas on-line e, de 9 a 16 de outubro, um simulado feito nos mesmos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As questões usadas nos testes e no simulado final utilizam a Teoria de Resposta ao Item (TRI), método de avaliação utilizado pelo Enem que dá pesos diferentes para as questões de acordo com seu grau de dificuldade.


Judô - Jogos da Juventude

No ultimo dia 19 os alunos da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo treinados pelo Sensei Weliton participaram dos jogos da Juventude 2013 em parceria com a Tv Morena. Os atletas surpreenderam na competição ganhando várias medalhas.

Parabéns aos alunos e professor pelo empenho.


Finalista do Ortografando e Calculando 2013

No ultimo dia 18 ocorreu em Dourados na Escola Estadual Capilé a final da etapa municipal do Concurso “Calculando” e “Ortografando” do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro. Os alunos da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo Mateus Abreu Milani e Thaís de Almeida Santos foram vitoriosos desta etapa e representará o município da Grande Dourados na etapa estadual em Campo Grande em Dezembro.

Equipe da Escola parabeniza os alunos pelo empenho e dedicação em seus estudos. 

  Thaís de Almeida Santos Campeã do Ortografando

Mateus Abreu Milani Campeão do Calculando 




Veja algumas fotos da viagem dos alunos do 3º anos da Escola Menodora Fialho de Figueiredo fizeram à Bonito em fechamento ao Projeto Sustentabilidade: Sensibilizar para Preservar.

Veja Abaixo Algumas Fotos:





Trabalho sobre a Divisão do Estado MS - Turma do Professor Renato

Os alunos do Professor Renato Milane desenvolveram nessa semana um trabalho sobre a divisão do Estado, cartazes foram expostos no pátio com fotos e informações a respeito.

"O estado de MS constituía a parte meridional do estado do Mato Grosso, do qual foi desmembrado por lei complementar de 11 de outubro de 1977e instalado em 1 de janeiro de 1979"

Conheça o Hino de Nosso Estado

 

VI Jime - Escola Menodora

VI Jime - Escola Menodora. Os jogos aconteceram entre os dias 02 a 05 de Outubro desse ano. Várias modalidades foram oferecidas, como voleibol, futsal, handebol, dama, e bocha.

Encerramento JIME






Na tarde de segunda-feira do dia 07 de outubro, tivemos na Escola Menodora Fialho de Figueiredo o encerramento do JIME 2013. Houve a entrega de medalhas para os atletas do Menodora  que participaram nas  modalidades tênis de mesa, Xadrez e Dama.




Eu errei mais de 9000 arremessos na minha carreira. Perdi quase 300 jogos. Em 26 vezes, confiaram em mim pra fazer a cesta da vitória, e eu errei. Eu falhei uma vez, de novo, e outra vez na minha vida. E é por isso que eu obtive sucesso. O talento vence jogos, mas o trabalho em equipe vence campeonatos”
Michael Jordan




PRONATEC-SED



VI JIME 2013    



      
A Coordenação dos Cursos Técnicos da Escola Menodora Fialho de Figueiredo juntamente com a equipe de docentes mobilizaram-se e promoveram a integração dos alunos através de sua participação no JIME. Os alunos marcarão sua presença nas modalidades  futsal  e vôlei.
Cursos Técnicos de Gestão em Recursos Humanos
 e Contabilidade se aquecem para o JIME
.

Mercadinho Pedagógico - Programa Além das Palavras

No último dia 19.09.2013 as Coordenadoras de Área, Ediniuze Caldeirão e Silvia Morais Silva, desenvolveram com os 4º e 5º anos o mercadinho pedagógico. Essa oficina foi criada com o intuito de trabalhar o raciocínio lógico e comunicativo entre os estudantes, enfatizando matemática e língua portuguesa.


Danças..

A Escola Mendora Fialho de Figueiredo, realizou na última quarta-feira(25) a apresentação cultural desenvolvida pela professora de Educação Física Maria Abgail, com o intuito de resgatar as tradições das danças folclóricas de várias regiões do país.




Veja abaixo algumas fotos!

Calculando

Hoje dia 25 de Setembro de 2013 a Escola Menodora realizou a semifinal do Projeto Calculando, parte do Programa Jovem de Futuro/Ensino Médio inovador (JF/Proemi). Os finalistas Henrique do 1º A, Vivian do 2º B, Mateus do 3º A. Os mesmos se encontrarão sexta-feira para selecionar o classificado da Escola Menodora para a etapa municipal.


Dia Da Árvore

No dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore. Essa data foi escolhida em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, em 1965.
Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida e abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.
Com a chegada da primavera podemos ver as cidades mais alegres, pois essas se enchem de flores de todas as cores.
Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê-amarelo, uma das cores que representam o nosso país. O pau-brasil encontra-se em extinção, pois foi muito contrabandeado por ser uma madeira de cor avermelhada e de aparência nobre. Além dessa, o jacarandá, o mogno e o pinheiro também se encontram nas mesmas condições de extinção.
As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios; e a celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.
Em face das necessidades dos homens em construir novas moradias e melhorar suas condições de vida, as árvores acabaram sendo alvo de destruição, pois grandes áreas foram desmatadas para a construção das cidades.
O contrabando de madeiras também fez com que grandes áreas fossem destruídas, principalmente na floresta amazônica, onde o acesso a outros países é mais fácil e próximo. Os prejuízos seriam menores se fossem plantadas novas árvores nos lugares das devastações, mas o tempo que levam para crescer é muito grande.
O homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia