Pronatec ganha destaque como gerador de renda e desenvolvimento regional
Quinta-feira, 21 de novembro de 2013 - 18:09
De acordo com Mercadante, o Pronatec qualifica o trabalhador. “Quem parou de estudar, tem a oportunidade de voltar com o Pronatec”, afirmou. “A presidenta Dilma Rousseff tem muita atenção com o programa. Com ele, estamos conseguindo aumentar os salários dos trabalhadores brasileiros.”
Mais de 5 milhões de pessoas estão hoje matriculadas no Pronatec. A meta do governo federal é atingir oito milhões de matrículas até 2014. Em Roraima, foram registradas quase 25 mil matrículas na modalidade bolsa-formação desde o início do programa, em 2011 — 19 mil em Boa Vista.
Camila Cardoso é uma das estudantes que receberam o certificado na tarde desta quinta-feira. Ela concluiu o curso de salgadeira no Serviço Nacional da Indústria (Senai). “Soube do Pronatec por uma amiga, fui lá e fiz o curso”, disse. “Hoje, consigo ajudar a sustentar a minha casa e meu filho de 4 anos.”
Inauguração — Em Boa Vista, o ministro também visitou o câmpus de Paricarana da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Ele participou da inauguração do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena.
O Pronatec foi criado em 2011 para ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, expandir e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância. Visa também a construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais, aumentar as oportunidades educacionais dos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional e melhorar a qualidade do ensino médio.
Assessoria de Comunicação Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário