Estudantes mostram protagonismo em Feira de Ciências na Escola Menodora

 Estudantes mostram protagonismo em Feira de Ciências

Os estudantes da Escola da Autoria Menodora Fialho de Figueiredo, de Dourados MS apresentaram trabalhos autorais com temas diversificados durante a Feira “Meu protagonismo na Ciência”.

A Feira ocorreu nos dias 26 e 27 de novembro no novo endereço da Escola e teve visitação de pais, familiares, amigos e da comunidade em geral. 

Entre os muitos trabalhos apresentados, a Eletiva “Do lixo ao luxo”, da professora Gislaine mostrou que é possível reaproveitar materiais que iriam para o lixo como garrafas e caixas e produzir brinquedos e outros itens úteis. Nos trabalhos da disciplina de Empreendedorismo Social foi possível verificar que é possível empreender produzindo bens de consumo.

Os professores de Intervenção comunitária e Empreendedorismo Social desenvolveram ações, como um bazar que beneficiará instituições da nossa cidade, como o Lar Ebenézer. Este trabalho foi desenvolvido pelos professores Elivelto e Clecita no 1ºB.

Na Eletiva Geração de energia renovável, os estudantes demonstraram na prática a produção de energia oriunda de fontes limpas aliando a sua produção com a sustentabilidade e o green building. Os trabalhos foram desenvolvidos de forma interdisciplinar pelas professoras Márcia, Elis, Marilúcia e Claudete.

A professora Carla e os alunos do 2ºA produziram materiais de conscientização para um trânsito humanizado, realizando panfletagem no movimentado cruzamento em que a escola se localiza, com autorização e apoio da Agetran e Guarda Municipal.

Os estudantes que optaram pela Eletiva Marombas, da professora Denise desenvolveram receitas fitness e saudáveis e as apresentaram para os visitantes em um livro ilustrado. Também foram produzidas guloseimas seguindo o princípio da alimentação saudável para degustação. O livro “Gostinho de Quero Mais” encontra-se a disposição no link www.encurtador.com.br/qtTVX .


A Unidades Curriculares Erva Mate, Sou Top Sou Top e Narrativas digitais apresentaram a culminância dos trabalhos desenvolvidos durante o semestre por meio de maquetes, banners e espaços virtuais. 

Os estudantes da disciplina eletiva Atletismo, orientados pelo professor Dani Jéferson apresentaram o paso a passo desse esporte, bem como exposição de momentos marcantes do desenvolvimento da disciplina no decorrer do semestre. Além disso, demonstraram por meio de maquete uma pista de salto em distância.

Na sala de Astroquímica (UC4), foi instalado um planetário para melhor entendimento das reações físicas e químicas do Universo. Além disso, um varal trouxe histórias em quadrinhos que resumiam artigos científicos da área. A Eletiva Afrobrasilidades apresentou trabalhos diversos que focaram na valiorização da cultura afro brasileira.

A UC3 Agroecologia apresentou uma cartilha produzida com materiais recicláveis com os princípios da Agroecologia – que é o desenvolvimento da agricultura a partir de uma perspectiva ecológica visando maximizar a produção mas também otimizar o agroecossistema. Além disso, é um movimento social e político que agrega conhecimentos de outras ciências, e saberes populares e tradicionais provenientes das experiências de agricultores familiares de comunidades indígenas e camponesas. A Sala da Agroecologia distribuiu mudas produzidas segundo seus princípios.

Coral natalino

Os alunos do 9º ano B, sob a coordenação da Professora Álbrei, de Inglês apresentou um coral com canções natalinas na abertura da Feira. A apresentação encantou os presentes.

Show da Química

O Show da Química foi um atrativo a mais na Feira. Com a apresentação acadêmicos do projeto Residência Pedagógica e sua preceptora professora Maria Bruna, foram realizados experimentos e reações químicas para apreciação dos visitantes.


Homenagem à estudante Keilyn Nelibeth Villasana Arteca, do 1ºA

Na abertura da Feira, a família da estudante Keilyn, que nos deixou de forma trágica no mês de novembro, recebeu um Certificado póstumo e mensagens de carinho dos estudantes por sua amizade e dedicação aos estudos.

Consciência negra

No dia 26, no período matutino, foi realizado um trabalho de conscientização no bairro sobre o Dia da Consciência Negra. Foi um momento de reflexão sobre essa importante data, criada para discutir sobre preconceito, racismo e discriminação. Esse trabalho foi orientado pelo professor Ênio. 

Newspaper

Os alunos da Unidade Curricular III, Itinerário Formativo I sob orientação da Professora Blanca Flor apresentaram na Feira do Protagonismo na Ciência o Menodora Cultural Newspaper, o jornal mural escolar da disciplina de School Newspaper: Look at the news! O jornal ficou exposto nos dias 26 e 27/11 para apreciação do público e as seções expostas se voltaram para temáticas sobre o meio ambiente, as festividades, a importância da própria Feira do Protagonismo, Ciência e Tecnologia, comidas venezuelas, arte e cultura e coluna social. A exposição do jornal é o trabalho de culminância da disciplina no e teve como objetivo trabalhar as habilidades de criatividade, pesquisa e produção textual.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário