A Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo 47 anos de atividades na Educação Básica, contribuindo para a formação de centenas de douradenses e, levando seus estudantes ao sucesso nos vestibulares em várias universidades do Estado e do País.
A história do estabelecimento de ensino começa em 11 de março de 1971, quando o então Centro Educacional de Dourados, passou a denominar-se Escola Estadual de 1º e 2º graus “Menodora Fialho de Figueiredo”. O nome foi uma homenagem atribuída a grande dama mato-grossense, esposa do ex-governador de Mato Grosso, Arnaldo Estevam de Figueiredo, pelo seu trabalho filantrópico e de destaque na vida pública, tendo dedicado sua vida a semear o bem, a bondade e o amor.
A Escola Estadual de 1º e 2º Graus Menodora Fialho de Figueiredo foi criada pelo Decreto nº. 2059 de 12/06/1974, conforme Diário Oficial nº. 16.614 de 20/06/1974 e autorizada a funcionar por meio da portaria nº. 164/76. O curso de 2º grau foi reconhecido pela portaria nº. 5.179 de 08/07/1977. Atualmente denominada EE Menodora Fialho de Figueiredo.
A escola, dentro de seus princípios filosóficos, tem por finalidade formar seres humanos íntegros e conscientes, num desafio à sociedade que se apresenta. O trabalho pedagógico está baseado em uma concepção holística de homem desenvolvendo temas sobre vida, honestidade, respeito, gratidão, trabalho, colaboração, igualdade, ideal, liberdade, leis universais e Deus.
O modelo pedagógico aplicado na escola consiste fundamentalmente em: desenvolver em seu aluno a função de pensar em tudo que se relacione consigo e com sua vida; formar uma consciência clara a respeito de sua responsabilidade frente ao mundo.
Com melhores condições de trabalho e dispondo de melhores recursos pedagógicos como: biblioteca, sala de multimeios, equipamentos áudio visuais, espaço para o esporte, a escola avançou muito tanto na estrutura física quanto na pedagógica, desenvolvendo vários projetos, exposições, eventos esportivos e culturais. Desta forma a escola se consolida como uma instituição comprometida oferecendo ensino de qualidade, contando já com vários alunos aprovados em vestibulares.
Neste ano de 2018, completando 47 anos a escola continua oferecendo ensino de qualidade.
O dia das comemorações dos 47 anos da Escola Menodora, publicamos o poema escrito pelo nosso aluno Elizeu Ramos do Projeto Conectando Saberes.
MENODORA UMA LINDA HISTÓRIA
TUDO COMEÇOU COM MUITO AMOR.
SIMPRES COMO TODA INFÂNCIA
NASCEU UMA CRIANÇA,
NOS TRAZIA ALEGRIA E ESPERANÇA.
EM 11 DE MARÇO FOI REGISTRADO
MENODORA FIALHO DE FIGUEIREDO.
DOURADOS MARCOU UM NOVO LEGADO
HOMENAGEOU A ESPOSA DO GOVERNADOR DO ESTADO.
NÃO TEM TEMPO E NÃO TEM HORA
PARA EDUCAR E ALFABETIZAR
A QUEM DESEJAR
SUA VIDA MUDAR
SOU MENODORA PORQUE AQUI PASSO TEMPO E HORAS;
VOU MUDAR MINHA HISTÓRIA.
MOSTROU-ME IMENSO VALOR,
HÁ MUITO DO QUE RECORDAR.
TEMOS UM PAU-BRASIL NO PÁTIO PLANTADO,
FORMANDO SEMPRE CIDADÃOS ,
GIGANTES LEÕES HOJE ESPALHADOS.
MENODORA TEM SEU LUGAR CONQUISTADO,
COM SEU MÉTODO DE ENSINO AFINADO,
ENSINOU ADVOGADO, PROFESSOR, VEREADOR, DOUTOR E DEPUTADO.
ATÉ POETA ATRAPALHADO.
COM AMOR PELOS QUE SOMOS GUIADOS,
SAÍMOS DO MENODORA CIDADÃOS FORMADOS
PARA SERMOS MUITO MAIS RESPEITADOS.
HOJE NÃO PODERÍAMOS FICAR CALADOS.
PARABÉNS COLÉGIO AMADO!
47 ANOS BEM REPRESENTADOS
PELOS SEUS PROFESSORES ACLAMADO
PELO DIRETOR RESPEITADO.
TENHO ORGULHO DE DIZER:
“SOU MENODORA, O MELHOR DO ESTADO”.
AUTOR: ELIZEU RAMOS
ALUNO DO PROJETO CONECTANDO SABERES. ENSINO FUNDAMENTAL INTERMEDIÁRIO III
Nenhum comentário:
Postar um comentário