2ª EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS COM O TEMA: ENSAIO DAS FONTES HISTÓRICAS.


O Curso Técnico Normal Médio realizou a 2ª Exposição de trabalhos com o tema: Ensaio das Fontes Históricas. Esta apresentação representou uma parte dos trabalhos desenvolvidos no decorrer do curso. 

No evento recebemos a presença do professor Ricardo Nogueira (representando a Secretaria de Estado de Educação), o escritor Marcos Coelho (Academia Douradense de Letras) e assessor do vereador Sergio Nogueira. 
Marcos Coelho contou histórias e interagiu com a comunidade Menodora, relatando a importância de ajudar ao próximo, na sequencia uma apresentação musical com música raiz (moda de viola).
A mostra navegou entre o presente e passado, trazendo alguns objetos e documentos desde os ano de 1912, com finalidade de mostrar a importância do ensino de História e Geografia aos alunos. Ao contar suas histórias nos envolvemos ao esquecimento em uma área muito sutil, a reminiscência – ou seja, a capacidade de recuperar algo que se possuía e que se perdeu, a partir do passado construímos o futuro.
E assim encerrou o curso Normal Médio 2017. Com chave de ouro.

















OBSERVANDO OS MICRORGANISMOS NO AMBIENTE E NO ORGANISMO


Os alunos do segundo ano C e D da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo de Dourados realizaram o “Projeto Microrganismo no Ambiente e no Organismo” nas aulas de Biologia do dia 12 a 26 de abril. Os estudantes observaram os diversos tipos de colônias e microrganismos presentes nos ambientes da escola, seguindo um roteiro de aula prática que questionava as seguintes questões: Onde podemos encontrar os microrganismos? De que eles se alimentam? Você conhece os microrganismos que estão presentes em seu dia a dia? Cite alguns benefícios e malefícios para os seres vivos. Onde podemos encontrar esses seres contaminantes? Se o alimento cair no chão e conseguirmos pegá-lo antes dos 0,5 segundos ele estará contaminado? Porque?  O que espera-se observar nessa atividade?
Os microrganismos foram coletados dos ambientes da cozinha, bebedouro, banheiros, portão, sala de aula, quadra de esportes, cantina, dinheiro e sombra da árvore. Foram utilizadas as Placas de Petri com meio de cultura para coleta das amostras dos microrganismos e vedados com fita adesiva. No decorrer dos dias os alunos observavam as mudanças nas placas de cada ambiente e anotavam na ficha de controle.
No dia 26 de abril observaram na Lupa Eletrônica (cedidos pela UEMS) os diversos fungos nos alimentos e nas amostras coletadas. Na sequencia fizeram as lâminas das culturas e observaram com auxílio do Microscópio Óptico, finalizando o relatório, desenhando o campo de observação do microscópio, anotando o odor característico, a coloração, o formato da colônia e a conclusão final de cada grupo.
Os materiais utilizados foram encaminhados para UEMS, onde são esterilizados na autoclave, lavados e em seguida colocados na estufa. 








MENODORA REALIZA O PRIMEIRO SIMULADO


           Os alunos da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo de Dourados das turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio realizaram no dia 19 de abril o primeiro simulado preparatório para avaliações externas. A primeira etapa da avaliação consiste em avaliar o desempenho acadêmico do estudante e posterior um estudo aprofundado de problemas relativos aos temas trabalhados pelo professor nas disciplinas com menores índices.

           A prova faz parte do Calendário Pedagógico e será realizado no decorrer dos quatro bimestres. As questões foram elaboradas pelos professores e organizadas pela direção, coordenação pedagógica e Progetec desta Unidade de Ensino. 
            A chave para o sucesso é a dedicação ao estudo e o foco no objetivo no qual se quer atingir. Os simulados são grandes aliados que ajudam os alunos a perceberem quais são seus pontos fortes e fracos além, é claro, de preparar psicologicamente para uma prova longa, com bastante leitura e que exige concentração ao máximo.
          É com esses olhos que os estudantes devem enxergar os simulados. O resultado deve ser uma amostra daquilo que se deve estudar mais, do que é preciso prestar mais atenção ou se o grande problema da prova está na falta de concentração. Também é possível começar a controlar o tempo e o nervosismo.
            Descobrir as dificuldades enquanto se faz o simulado é muito melhor do que descobri-las quando se está fazendo vestibular ou outra avaliação externa, pois ainda haverá tempo de redefinir metas e estratégias. Também é importante para ajudá-lo a familiarizar-se com o tipo de prova, com o tempo que se deve dedicar a cada questão.






AÇÃO ENTRE AMIGOS DO 3º ANO


Foi realizado nesta quarta-feira, dia 12 de abril, o sorteio da rifa da cesta de páscoa promovido pelos Terceiros anos Matutino em prol da Formatura. A sortuda ganhadora foi a aluna Sara Silva Souza do 3ºA. A coordenação pedagógica e comissão organizadora parabenizam a ganhadora agradecem a todos que colaboraram.



PROFESSORES DO MENODORA FAZEM REFLEXÃO SOBRE A PEDAGOGIA DA PRESENÇA



       No último dia 8 de abril, os professores, direção, coordenação e Progetec da Escola Menodora reuniram-se para a 2ª Etapa da Formação Continuada da SED. O tema do encontro foi A Pedagogia da Presença e teve a música “Tás a ver?”, de Gabriel Pensador e um vídeo da psicóloga Paola N. Lopes como motivadores. Além disso, capítulos do livro A Pedagogia da Presença, de Antonio Gomes da Costa serviram de base para uma profunda reflexão sobre o tema, que deve ser uma busca constante no ambiente escolar. No intervalo, os presentes puderam aproveitar um delicioso café da manhã e o encontro foi encerrado com algumas pautas locais.












JOGO AMISTOSO DE VÔLEI


A Escola Menodora recebeu um jogo amistoso de vôlei neste sábado, dia 8 de abril entre sua Equipe Masculina, treinada pela professora Vandinéia e a Equipe de Caarapó. Os alunos da escola que desejarem participar dos treinamentos devem procurar a professora/treinadora Vandinéia. Idades: 12 a 17 anos.





PRODUZINDO ATRAVÉS DA PESQUISA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA


     Os alunos da Fase Intermediária do Projeto Conectando Saberes realizaram pesquisa na aula de Educação Física com objetivo de entender as diferenças e semelhanças entre exercício físico e atividade física verificando suas aplicabilidades no dia a dia, possibilitando entender que simples atividades rotineiras com o caminhar ou subir escadas auxiliam na melhora da qualidade de vida.