A ESCOLA MENODORA COMEMORA 46 ANOS


Uma das mais importantes unidades de ensino em Dourados, a Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo, comemora, no dia 11 de março, 46 anos de atividades na Educação Básica, contribuindo para a formação de centenas de douradenses e, levando seus estudantes ao sucesso nos vestibulares em várias universidades do Estado e do País.
A história do estabelecimento de ensino começa em 1º de março de 1971, quando o então Centro Educacional de Dourados, passou a denominar-se Escola Estadual de 1º e 2º graus “Menodora Fialho de Figueiredo”. O nome foi uma homenagem atribuída a grande dama mato-grossense, esposa do ex-governador de Mato Grosso, Arnaldo Estevam de Figueiredo, pelo seu trabalho filantrópico e de destaque na vida pública, tendo dedicado sua vida a semear o bem, a bondade e o amor.
A escola, dentro de seus princípios filosóficos, tem por finalidade formar seres humanos íntegros e conscientes, num desafio à sociedade que se apresenta. O trabalho pedagógico está baseado em uma concepção holística de homem desenvolvendo temas sobre vida, honestidade, respeito, gratidão, trabalho, colaboração, igualdade, ideal, liberdade, leis universais e Deus.
O modelo pedagógico aplicado na escola consiste fundamentalmente em: desenvolver em seu aluno a função de pensar em tudo que se relacione consigo e com sua vida; formar uma consciência clara a respeito de sua responsabilidade frente ao mundo.
Dispões de diversos recursos pedagógicos como: sala de leitura, sala de artes, sala de multimeios, equipamentos áudio visuais, sala de tecnologia educacional, sala de recursos multifuncional, laboratório de ciências, acervos e equipamentos diversificados.
A Escola Menodora atende atualmente as etapas da Educação básica, Ensino Fundamental 2, Ensino Médio, projeto Conectando Saberes, Curso Normal Médio e Curso Técnico em Gestão de Recursos Humanos.
Além disso, recebe projetos especiais como o Pibid (Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência)

Durante os seus 46 anos de história, a Escola Menodora e seus alunos se destacaram em diversas áreas, como esportes, elaboração de projetos, concursos, festivais e olimpíadas. Destacamos:
* Aprovação em vestibulares;
* Campeã municipal de teatro – Projeto Transitando DETRAN/MS 2004;
* Campeã por duas vezes no concurso em nível de Ensino Médio do projeto Transitando DETRAN/MS 2008/2009;
* Campeã estadual de Futsal 2010;
* Pioneira em atendimento especializado;
* Primeira escola pública de Dourados a oferecer o Curso de Magistério;
* Vice-campeã da Copa da Juventude 2010;
* Tradicional chá das mães realizado todos os anos no Dia das mães;
* Projeto o lixo que vira luxo – Menodora promovendo saúde 2007;
* Realização de nove edições do JIME – Jogos Internos do Menodora;
* Realização de diversos cursos e oficinas na Sala de Tecnologia e Sala de Recursos;
* Participação nas Olimpíadas de Língua portuguesa, de Matemática e Física;
* Participação com destaque nos JORESD Jogos Recreativos Especiais de Dourados;
* Campeã do JED 2010 – Jogos Escolares de Dourados modalidade Futsal;
*Projeto Caminhos da energia, com viagens anuais a Foz de Iguaçu;
*Projeto Sensibilizar para preservar, com viagens anuais a Bonito;
*Projeto Menodora vai a Bienal, com viagens a Bienal de São Paulo;
*Projeto SOS Parque Arnulpho Fioravante;
*Diversos Projetos de leitura;
*Projeto Solidariedade Sustentável, com dação de brinquedos a entidades.
*Aulas práticas nos laboratórios e em outros espaços.
*Projetos de Judô, Futsal, xadrez e vôlei;
*Feira Cultural e Semana Afrodescendente;
*FECAME – Festival da Canção do Menodora, realizado no Dia do Estudante.

Diretores que fazem parte da história no Menodora:
Generosa Cortez, Adir Casaro, Hudico Oshiro, Fernando Perez Soler, Elisa Rosa Ramires, João Alves, Suely Vinha, Maria Terezinha Dalmaso Favero, Pedro Rauber, Vilma Leda Costa Silva, Lauro Sérgio Davi, Maria Alexandrina Maia Duarte, Humberto Felix de Souza, Estela Maris Volochen Kolinski, Fatima Conceição Ortega, Neuza Maria Cardoso e Alaôr Fonseca Filho.

A Escola Menodora, na comemoração dos seus 46 anos tem muito a agradecer a todos que contribuíram para que chegássemos até aqui: professores, coordenadores, funcionários, amigos, fornecedores, pais, e principalmente a razão principal de nossa existência, nossos alunos. Nosso muito obrigado!












Nenhum comentário:

Postar um comentário