Escolha dos livros didáticos do PNLD começa em maio




Durante os meses de maio e junho, as escolas públicas urbanas escolherão os livros do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). O Plano tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos estudantes da educação básica.
Após a avaliação das obras, o Ministério da Educação (MEC) publica o Guia de Livros didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.
O programa é executado em ciclos trienais alternados. Os livros escolhidos agora serão utilizados em 2013, 2014 e 2015 e devem ser conservados pelos estudantes e escolas, que têm obrigatoriedade de repassa-los aos estudantes subsequentes, à exceção dos livros consumíveis.
Os professores podem selecionar os livros a serem utilizados somente na internet, no portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE). A escola deve apresentar duas opções na escolha das obras para cada ano e disciplina. Caso não seja possível a compra da primeira opção, o FNDE envia à escola a segunda coleção escolhida. Portanto, a escolha da segunda opção deve ser tão criteriosa quanto a primeira.
No Guia do Livro Didático, disponível aqui, encontram-se as orientações detalhadas referentes à escolha das coleções. Em breve, a versa impressa do Guia será encaminhada pelos Correios para as escolas. Os diretores também receberão a Carta Senha do PNLD EF I 2013/2014/2015 e é de extrema importância o cuidado com a carta enviada pelo FNDE com a senha para acesso e escolha pela pessoa responsável/diretor/coordenador pedagógico que assinou o termo de compromisso.
Os estudantes do ensino fundamental recebem as seguintes obras didáticas: 1º e 2 anos: alfabetização, linguística, alfabetização matemática e obras complementares (ciências da natureza e matemática, ciências humanas, linguagens e códigos); 3º ao 5º ano: língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, história regional e geografia regional; 6º ao 9º ano: ciências, matemática, língua portuguesa, história, geografia e língua estrangeira (inglês e espanhol).
No ensino médio, os estudantes recebem livros didáticos de língua portuguesa, matemática, geografia, história, física, química, biologia, sociologia, filosofia e de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
Saiba mais acessando www.fnde.gov.br

Fonte: SED - MS  

Projeto Arte Figurativa: auto-retrato

Projeto desenvolvido na disciplina de Arte – Período Matutino – Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo, Professor Alaôr.
Objetivos:
Conhecer os princípios da Arte figurativa – representação de rosto para futuras produções, observando pigmentação, sombreamento, estilos, simetria e traço.
Metodologia:
Durante as aulas, os alunos treinaram com gravuras de olhos, boca, nariz, orelhas e do conjunto para a seguir produzirem um auto-retrato em grafite, podendo ser realista ou estilizado.
Avaliação:
Foi avaliada a produção dos alunos, empenho e interesse.
Veja algumas Fotos Aqui.

Tosco em Ação


Atividade: Síntese do capítulo lido em versos
Alunos: Leonas Pedro, Patrick, Lucas, Matheus Lopes
Turma: 9º C

Tosco era um menino rejeitado
Era um menino pouco amado
Ele não gostava de estudar
Por que na escola não se dava bem com ninguém, prá variar.

Seu pai e sua mãe sempre brigavam
Na verdade, eles não se amavam
Na escola, pela primeira vez beijou
E pela primeira vez uma bronca levou

E depois disso respeito ganhou
E depois disso até com a monitora gritou
E depois disso sua vida mudou
E tudo de fato se revirou.

Tosco em Ação


Tosco
Momento de Leitura da Escola (todas as turmas e setores da escola param suas atividades para a leitura de um capítulo do livro Tosco
Atividade: Síntese do capítulo lido em versos
Aluna: Priscila Leone

Há dias em que a tristeza
Invade coração
Viver com meus pais
Não é mole não

Um certo dia descobri
Que tenho três irmãos
E se você acha que isso foi bom
Vixe, você não conhece minha família, não!

As brigas dos meus pais
Pioram a cada dia
Meu Deus, mas que agonia
Na escola dou uma de machão

O concurso Miss e Mister Indígena


O concurso Miss e Mister Indígena faz parte da programação do 8° Seminário Indígena da Unigran. A primeira etapa aconteceu no dia 13 de abril, na escola Tengatuí Marangatu.
A aluna Jéssica Pedro Francisco da Escola Menodora Fialho de Figueiredo foi classificada para a final, que será realizado no dia 19 de abril, dia do índio, no Centro de Eventos Unigran, durante o encerramento do Seminário Indígena. A vencedora de 2011 passará a faixa e a coroa a nova miss indígena.
Jéssica tem se destacado por seu empenho e luta diária contra o preconceito, e vem mostrando a toda sociedade que sua deficiência auditiva não é impedimento para uma participação efetiva na construção de um mundo melhor.
“Parabéns Jéssica a Escola Menodora está com você”

Escola Menodora é CAMPEÃ INVICTA na Modalidade de Futsal dos Jogos Escolares de Dourados – JED/2012

Escola Menodora é CAMPEÃ INVICTA na Modalidade de Futsal dos Jogos Escolares de Dourados – JED/2012

Veja os resultados:

 











Menodora 3x2 Imaculada
Menodora 2X0 Floriana Lopes
 Menodora 2x2 Reis Veloso
Semi-Final: Menodora 3X1 Caic

 
Final: Menodora 5x0 Floriana Lopes

A Escola Menodora Participará dos JEMS – Jogos escolares de Mato Grosso do Sul, com Local ainda a ser definido pela Fundesporte.
Parabéns a Professora Técnica da Equipe Vandinéia  Pimentel.

Projovem Inscrição Até 30/04

Olá Pessoal, a Escola Menodora está com as inscrições abertas para o Projovem Urbano. Nossa escola esteve mais uma vez em destaque no telejornal. Acompanhe o vídeo.


Projovem Urbano 2012

Abertas as inscrições para 2 mil vagas ao programa Projovem Urbano 2012




Add caption
  Campo Grande (MS) - O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, em parceria com o governo federal, oferece mais uma oportunidade para a inserção dos jovens de 18 a 29 anos no mercado de trabalho: o Programa Projovem Urbano, destinado a promover a inclusão social dos jovens brasileiros e sua reinserção na escola e no mundo do trabalho e criando oportunidades para seu desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania.  As matrículas no programa vão até 30 de abril.

Para 2012, a Secretaria de Estado de Educação (SED) está oferecendo 2 mil vagas nos municípios de Aquidauana, Anastácio, Campo Grande, Coxim, Dourados, Rio Brilhante, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Para participar o candidato deve ter entre 18 e 29 anos no ano da matrícula, saber ler e escrever e não ter concluído o ensino fundamental. O programa, com duração de 18 meses, oferece formação no ensino fundamental, cursos profissionais, aulas de informática e auxílio de 100 reais por mês.

Escola é Destaque em Jornal.

Futsal: Menodora e Floriana fazem a final do JED

Waldemar Gonçalves - Russo

     Depois de 20 jogos, estão marcadas para acontecer amanhã à tarde no ginásio de esportes Ulisses Guimarães, na Vila Índio, as grandes finais do futsal do JED (Jogos Escolares de  Dourados) no feminino e no masculino.

     A final feminina entre Reis Veloso e Ramona da Silva Pedroso está marcada para acontecer às 13 horas, posteriormente a escola Neil Fioravanti, o CAIC entra em quadra para disputar o 3º lugar com a escola Efantina de Quadro no masculino.
     A grande final no masculino está marcada para acontecer às 15 horas entre a Menodora Fialho de Figueiredo e Floriana Lopes.

POLO DE DOURADOS RECEBE CAPACITAÇÃO PARA O PLANEJAMENTO ONLINE

DSC00023
                              Equipe da SED/COTEC/SUPED

   A Secretaria Estadual de Educação (SED) por meio da Superintendência de Políticas de Educação(SUPED) e Coordenadoria de Tecnologias Educacionais do Estado de Mato Grosso do Sul (COTEC) e Núcleo de Tecnologia Educacional de Dourados (NTE) realizou, nos dias 22 e 23 de março de 2012, uma capacitação com coordenadores pedagógicos e gerenciadores de recursos midiáticos das escolas estaduais jurisdicionadas ao NTE de Dourados  sobre o planejamento e planejamento online.
    O planejamento é um instrumento de organização, estruturação e de viabilização das atividades pedagógicas, em que todos os segmentos escolares tendem a participar efetivamente dos resultados. O planejamento online consiste em mais uma proposta da SED de informatização da educação, dentro de uma concepção de gestão democrática, transparente e colaborativa. A utilização do planejamento online, inicialmente, será disponibilizado para três escolas (Rochedo, Campo Grande e Corumbá) de forma a verificar sua efetividade e sanar as problemáticas que poderão surgir no decorrer do processo de utilização dos professores, coordenadores e gestores.
O evento contou com a presença de 64 coordenadores pedagógicos, 64 professores gerenciadores das tecnologias educacionais e recursos midiáticos existentes na escola, onde receberam orientações  da Professora Técnica Pedagógica Márcia Regina S.J Batista da equipe da coordenação pedagógica-Superintendência de Políticas de Educação-SUPED, da Coordenação Pedagógica da Superintendência de Políticas de Educação (Planejamento Pedagógico), do Professor técnico e da COTEC, Enderson Lara (Planejamento Online), juntamente com a equipe técnica e pedagógica do NTE de Dourados , da qual receberão suporte para as ações do Professor Gerenciador das Tecnologias a implantação da nova maneira de compartilhar o planejamento pedagógico. Na oportunidade, os convidados tiveram a oportunidade de questionar e sanar dúvidas sobre as expectativas que permeiam os encaminhamentos da proposta.
Ficou claro que a prática dos professores neste ambiente oferecerá a SED uma possibilidade de conhecer melhor o trabalho docente, bem como, da SUPED acompanhar e orientar adequadamente as ações pedagógicas e de os pais acompanharem o fazer da escola onde seu filho está recebendo sua formação básica.

Fonte: nte dourado