Hoje
(1º) e amanhã, mais de trezentos coordenadores de área de Língua
Portuguesa da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul estão
reunidos na Universidade Anhanguera Unaes, em Campo Grande, para
participar da formação do Projeto “Tosco em Ação – Combatendo a
Violência nas escolas da Rede Estadual de Ensino”, uma realização em
parceria com a Editora Alvorada. Depois da capacitação, os coordenadores
serão multiplicadores do tema em suas unidades escolares.
O
objetivo do encontro é orientar as escolas na criação de um plano de
ação na utilização do livro “Tosco” com os adolescentes do 6º ao 9º ano
do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio na utilização, que
visa diminuição da violência. Na programação, palestras e dinâmicas que
servirão de base para a construção do plano e do compromisso que cada
escola assumirá. Ao final do projeto, os melhores planos de ação serão
premiados.
“A
orientação que nossos coordenadores receberão durante a formação é
fundamental. Esse trabalho sempre foi um anseio nosso e agora
encontramos o material necessário para o correto desenvolvimento. A
prevenção é a principal ferramenta que temos, com o Projeto Tosco em
Ação atingiremos nossa meta de diminuir a violência e a evasão, que
muitas vezes é ocasionada pela falta de apoio e compreensão aos
estudantes”, explicou secretária de Estado de Educação, Maria Nilene
Badeca da Costa.
O Projeto Tosco em Ação – Combatendo
a Violência nas escolas da Rede Estadual de Ensino surgiu do livro
“Tosco”, escrito pelo filósofo, psicólogo e professor universitário
Gilberto Mattje. O livro foi distribuído inicialmente para cerca de 130
mil estudantes da Rede Estadual, mas a meta é alcançar ainda mais
adolescentes. Assim que chegou às mãos dos adolescentes o livro virou
febre, especialmente nos estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental
e, de acordo com uma pesquisa da editora feita com professores que
utilizaram o livro em sala de aula, foi detectada a diminuição da
agressividade em 35% de seus estudantes e melhoria geral de 92%.
De
acordo com o autor, “o livro nasceu da percepção da dificuldade em
lidar com o tema da violência em suas diferentes formas com os jovens
adolescentes. A maioria dos materiais paradidáticos que se propõe a
abordar o tema, apenas fornecem informações, outros dão broncas ou
conselhos. A ideia do livro Tosco é interagir com o adolescente de forma
que este se identifique com a história, se veja em algum dos
personagens e consiga rever suas atitudes, especialmente aquelas que
significam um boicote a própria felicidade”.
O
Projeto Tosco é indicado para os próprios adolescentes, pais,
educadores, psicólogos e a todos que se interessam por educação de
adolescentes e lidam com ela. Para dona Elza, mãe de uma estudante que
teve contato com o livro Tosco, o projeto deu mais ânimo à vida da
filha: “Ela se corrigiu e em relação às oportunidades ela tem muito
desejo de estudar e ser alguém na vida, então ela me falou que a partir
do momento que leu esse livro ela vai agarrar as oportunidades com ainda
mais garra”, explicou.
Antes
de ministrar a palestra “Violência entre os Jovens: Etiologias
Psicológicas e Abordagem”, Gilberto Mattje disse que quer chegar à
velhice podendo olhar para trás e ter a certeza de que tudo o que fez
valeu a pena. “Chorei hoje quando cheguei, isto para mim é a realização
de um sonho. Tenho um garoto dentro de mim que nunca vai embora e esse
garoto sonha com um mundo melhor, um mundo diferente”, contou
emocionado.
O
foco do trabalho do autor é nos adolescentes. O que leva um adolescente
a ser algo destrutivo? Como tratar esse adolescente? Qual a abordagem e
o que fazer com ele são questões sempre pensadas por Gilberto Mattje.
Para ele, “a adolescência é uma linha de fronteira que divide a nossa
vida, é nela que nasce o bom herói, que aquele que dá certo, aquele que
constrói ou o anti-herói, aquele que se destrói e destrói a vida. É um
momento importante, cheio de definições”.
Os
estudantes da Escola Estadual Polo Profª Evanilda Maria Neres Cavassa,
que atende os internos das Unidades Educacionais de Internação (UNEIs)
foram uma dos primeiros jovens que trabalharam com o Tosco. Segundo a
professora Lilian Cristina e Silva, “o Tosco é um livro de linguagem
acessível ao adolescente, abrange a realidade deles, trabalha vários
temas sociais e trouxe para a sala de aula reflexão, pensamentos de
mudança e alterações positivas de comportamento em relação aos seus
colegas e professores. Para um estudante da instituição, “a linguagem do
livro é fácil de entender e o tema é bem próximo da realidade. A partir
dessa leitura é possível o indivíduo mudar de vida estudando,
conhecendo várias pessoas e também ajudando”.
A
narrativa simples e direta nos coloca diante de cenas vividas no
cotidiano de muitos jovens adolescentes de hoje. Sua realidade vai se
descortinando aos poucos e por meio do personagem principal, Tosco,
aborda problemáticas psicossociais próprias deste período crucial do
desenvolvimento da personalidade, que por sua importância serve de
organizador e revelador das vivências infantis.
Estudante Consciente MS sem Drogas
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