Escola Menodora comemora 51 anos de história com reforma completa do prédio e nova metolodogia de ensino.

Escola Menodora comemora 51 anos de história com reforma completa do prédio e nova metodologia de ensino.

 


Uma das mais importantes unidades de ensino em Dourados, a Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo, comemora, no dia 11 de março de 2022, 51 anos de atividades na Educação Básica e profissional, contribuindo para a formação de centenas de douradenses e, levando seus estudantes ao sucesso nos vestibulares em várias universidades do Estado e do País.

A história do estabelecimento de ensino começa em 1º de março de 1971, quando o então Centro Educacional de Dourados, passou a denominar-se Escola Estadual de 1º e 2º graus “Menodora Fialho de Figueiredo”. O nome foi uma homenagem atribuída a grande dama mato-grossense, esposa do ex-governador de Mato Grosso, Arnaldo Estevam de Figueiredo, pelo seu trabalho filantrópico e de destaque na vida pública, tendo dedicado sua vida a semear o bem, a bondade e o amor.

A Escola tem por missão colaborar na educação de nossos alunos oferecendo um ensino de qualidade que possibilite o desenvolvimento através do resgate de valores e construção do conhecimento, respeitando e valorizando o ser humano em suas especificidades e tendo a aprendizagem como processo contínuo de aquisição do saber, garantindo oportunidades iguais a todos num ambiente criativo e inovador, contribuindo para o desenvolvimento do meio em que vive.

Em 2019, a escola iniciou com uma nova proposta de Ensino: O Ensino Integral, tornando seus alunos protagonistas do seu conhecimento.

No ano de 2022, completaremos 51 anos em funcionamento, a Escola continua sendo referência na Educação douradense, tendo como slogan: “Equipe eficiente formando gerações com ensino de qualidade

 

 Momentos relevantes nos 51 anos de história do Menodora

Durante os seus 50 anos de história, a Escola Menodora e seus alunos se destacaram em diversas áreas, como esportes, elaboração de projetos, concursos, festivais e olimpíadas. Destacamos:

* Aprovação em vestibulares;

* Campeã municipal de teatro – Projeto Transitando DETRAN/MS 2004;

* Campeã por duas vezes no concurso em nível de Ensino Médio do projeto Transitando DETRAN/MS 2008/2009;

* Campeã estadual de Futsal 2010;

* Pioneira em atendimento especializado;

* Primeira escola pública de Dourados a oferecer o Curso de Magistério;

* Vice-campeã da Copa da Juventude 2010;

* Campeã do JED 2010 – Jogos Escolares de Dourados modalidade Futsal;
*Participação na Etapa Nacional do Campeonato Brasileiro Escolar de Volei de Praia em Brasília (2016) com os alunos Bruno e Caetano, depois de se sagrarem campeões em nível Estadual;

*Vencedora do prêmio Professores do Brasil, Ensino Médio, Etapa Regional, com o projeto Caminhos da Energia (Professora Luana Barbiero Fugino);

 

O Menodora hoje

Reforma  

Em setembro de 2021, a Escola Menodora passou a funcionar provisoriamente em  novo prédio, localizado à Rua Iguassu, 2470, BNH 3º Plano.  

Durante esse período, o tradicional prédio, situado na Avenida Weimar Gonçalves  Torres passará por reforma completa e reestruturação, com previsão de retorno em  2022. 

Atendemos o Ensino Fundamental, 8º e 9º ano e Ensino Médio em tempo integral.

  

Alguns Diretores que contribuiram com a história do Menodora

Generosa Cortez (pimeira diretora), Adir Casaro, Hudico Oshiro, Fernando Perez Soler, Elisa Rosa Ramires, João Alves, Suely Vinha, Maria Terezinha Dalmaso Favero, Pedro Rauber, Vilma Leda Costa Silva, Lauro Sérgio Davi, Maria Alexandrina Maia Duarte (in memoriam), Humberto Felix de Souza, Estela Maris Volochen Kolinski, Fatima Conceição Ortega, Neuza Maria Cardoso, Osmarilda dos Santos Pires de Araujo, Linéia de Souza Plens, Maria do Carmo Campos da Silva Silva, Alaôr Fonseca Filho, Carlos Manoel dos Santos Hortelan e Aline Midori Takahara.


Uma patrona dedicada à educação: Mendoora Fialho de Figueiredo

A grande dama matogrossense Menodora Fialho de Figueiredo nasceu na fazenda Rio Grande, hoje município de Maracaju em dez de setembro de 1901. Filha de Alexandre de Arruda Sampaio e Rita Alves Corrêa, Dona Menodora fez seus estudos secundários em Jaboticabal SP.

Em 1920 casou-se com o engenheiro agrônomo Arnaldo Estevão de Figueiredo, teve 4 filhos. Primeira dama de campo Grande aos 19 anos e do Estado de Mato grosso aos 45 anos, foi incansável lutadora pela educação e instrução de inúmeras crianças e jovens. Sua vida foi dedicada a obras sociais, religiosas e a família. Faleceu em Campo Grande em 29 de dezembro de 1971.

 

Equipe Atual:

Direção: Alaôr Fonseca Filho e Aline Midori Takahara;

Coordenação: Selma das Graças de Lima e Jane Soares Matoso;

Assessoramento pedagógico: Marli Terezinha Endres, Marlene Ribeiro Fiorucci e Iraci Menegheti;

Técnico de Suporte em Tecnologia: Leandro Barra de Mattos

Secretária: Estar Cara Pacheco Andrade;

Presidente do Colegiado: Vanessa Correa Rorato;

Presidente da APM: Márcia da Silva Gomes.

Equipe de Professores e administrativos;

Corpo discente.

 







Fonte da pesquisa:

Blog Menodora 40 anos>  http://menodora40anos.blogspot.com/

 

Projeto Político Pedagógico 2020>: https://drive.google.com/file/d/1RWDg_-rP8rJWTgBEQ7l0H9tw-XfL1MQM/view

 

Artigo Memórias e trajetórias de professores egressos do curso de magistério da Escola “Menodora Fialho de Figueiredo” de Dourados (1971-2001), disponível em: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/648/1/MariadoCarmoCamposdaSilvaSilva.pdf






 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário