Estudantes mostram protagonismo em Feira de Ciências na Escola Menodora

 Estudantes mostram protagonismo em Feira de Ciências

Os estudantes da Escola da Autoria Menodora Fialho de Figueiredo, de Dourados MS apresentaram trabalhos autorais com temas diversificados durante a Feira “Meu protagonismo na Ciência”.

A Feira ocorreu nos dias 26 e 27 de novembro no novo endereço da Escola e teve visitação de pais, familiares, amigos e da comunidade em geral. 

Entre os muitos trabalhos apresentados, a Eletiva “Do lixo ao luxo”, da professora Gislaine mostrou que é possível reaproveitar materiais que iriam para o lixo como garrafas e caixas e produzir brinquedos e outros itens úteis. Nos trabalhos da disciplina de Empreendedorismo Social foi possível verificar que é possível empreender produzindo bens de consumo.

Os professores de Intervenção comunitária e Empreendedorismo Social desenvolveram ações, como um bazar que beneficiará instituições da nossa cidade, como o Lar Ebenézer. Este trabalho foi desenvolvido pelos professores Elivelto e Clecita no 1ºB.

Na Eletiva Geração de energia renovável, os estudantes demonstraram na prática a produção de energia oriunda de fontes limpas aliando a sua produção com a sustentabilidade e o green building. Os trabalhos foram desenvolvidos de forma interdisciplinar pelas professoras Márcia, Elis, Marilúcia e Claudete.

A professora Carla e os alunos do 2ºA produziram materiais de conscientização para um trânsito humanizado, realizando panfletagem no movimentado cruzamento em que a escola se localiza, com autorização e apoio da Agetran e Guarda Municipal.

Os estudantes que optaram pela Eletiva Marombas, da professora Denise desenvolveram receitas fitness e saudáveis e as apresentaram para os visitantes em um livro ilustrado. Também foram produzidas guloseimas seguindo o princípio da alimentação saudável para degustação. O livro “Gostinho de Quero Mais” encontra-se a disposição no link www.encurtador.com.br/qtTVX .


A Unidades Curriculares Erva Mate, Sou Top Sou Top e Narrativas digitais apresentaram a culminância dos trabalhos desenvolvidos durante o semestre por meio de maquetes, banners e espaços virtuais. 

Os estudantes da disciplina eletiva Atletismo, orientados pelo professor Dani Jéferson apresentaram o paso a passo desse esporte, bem como exposição de momentos marcantes do desenvolvimento da disciplina no decorrer do semestre. Além disso, demonstraram por meio de maquete uma pista de salto em distância.

Na sala de Astroquímica (UC4), foi instalado um planetário para melhor entendimento das reações físicas e químicas do Universo. Além disso, um varal trouxe histórias em quadrinhos que resumiam artigos científicos da área. A Eletiva Afrobrasilidades apresentou trabalhos diversos que focaram na valiorização da cultura afro brasileira.

A UC3 Agroecologia apresentou uma cartilha produzida com materiais recicláveis com os princípios da Agroecologia – que é o desenvolvimento da agricultura a partir de uma perspectiva ecológica visando maximizar a produção mas também otimizar o agroecossistema. Além disso, é um movimento social e político que agrega conhecimentos de outras ciências, e saberes populares e tradicionais provenientes das experiências de agricultores familiares de comunidades indígenas e camponesas. A Sala da Agroecologia distribuiu mudas produzidas segundo seus princípios.

Coral natalino

Os alunos do 9º ano B, sob a coordenação da Professora Álbrei, de Inglês apresentou um coral com canções natalinas na abertura da Feira. A apresentação encantou os presentes.

Show da Química

O Show da Química foi um atrativo a mais na Feira. Com a apresentação acadêmicos do projeto Residência Pedagógica e sua preceptora professora Maria Bruna, foram realizados experimentos e reações químicas para apreciação dos visitantes.


Homenagem à estudante Keilyn Nelibeth Villasana Arteca, do 1ºA

Na abertura da Feira, a família da estudante Keilyn, que nos deixou de forma trágica no mês de novembro, recebeu um Certificado póstumo e mensagens de carinho dos estudantes por sua amizade e dedicação aos estudos.

Consciência negra

No dia 26, no período matutino, foi realizado um trabalho de conscientização no bairro sobre o Dia da Consciência Negra. Foi um momento de reflexão sobre essa importante data, criada para discutir sobre preconceito, racismo e discriminação. Esse trabalho foi orientado pelo professor Ênio. 

Newspaper

Os alunos da Unidade Curricular III, Itinerário Formativo I sob orientação da Professora Blanca Flor apresentaram na Feira do Protagonismo na Ciência o Menodora Cultural Newspaper, o jornal mural escolar da disciplina de School Newspaper: Look at the news! O jornal ficou exposto nos dias 26 e 27/11 para apreciação do público e as seções expostas se voltaram para temáticas sobre o meio ambiente, as festividades, a importância da própria Feira do Protagonismo, Ciência e Tecnologia, comidas venezuelas, arte e cultura e coluna social. A exposição do jornal é o trabalho de culminância da disciplina no e teve como objetivo trabalhar as habilidades de criatividade, pesquisa e produção textual.

















As pré-matrículas para o ano 2022 na Escola Menodora estão abertas até 05/01/2022.

 As pré-matrículas para o ano 2022 na Escola Menodora estão abertas até 05/01/2022.

As pré-matrículas para o ano de 2022 da rede estadual já estão abertas. A Escola Menodora oferece vagas para o 8º e 9º ano do Ensino fundamental, 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.

Estamos localizados em novo endereço: Rua Iguassu, 2470, esquina com a Avenida Hayel Bon Faker, região do BNH 3º Plano.

Na Escola Menodora os estudantes escolhem o Itinerário em que querem aprofundar seu conhecimento. Além disso, têm Projeto de Vida, Protagonismo, atenção socioemocional, tutoria, Pesquisa e Autoria e pedagogia da presença.

Para fazer sua inscrição acesse o site da matrícula digital http://www.matriculadigital.ms.gov.br/MatriculaDigital/Home preencha seus dados e escolha a Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo como primeira opção.


Também estão abertas as renovações de matrículas para os alunos da Escola até 17/12/2021. É necessário que os pais ou responsáveis e alunos maiores que já estudam na escola compareçam à secretaria para assinar a renovação. Garanta já sua vaga em 2022.

Horário de atendimento: das 7:30 às 16:30 h (não fechamos para o almoço).

A Equipe está a disposição para quaisquer informações adicionais nos telefones 3424-3158, 3424-6818, whatsapp 996753923, e-mail emenodoraadm@gmail.com

Venha para o Menodora – Equipe eficiente formando gerações com ensino de qualidade.


Escola Menodora homenageia a professora Marley de Vasconcelos Irber

 Escola Menodora homenageia a professora Marley de Vasconcelos Irber

Após 22 anos dedicados ao ensino na Escola Menodora, chegou o dia da professora Marley se dedicar a novos projetos e novos sonhos.

Marley atuou na Escola Menodora de 2000 a 2012, desenvolvendo seu trabalho com excelência em sala de aula. De 2012 a 2019 atuou na coordenação pedagógica, onde atendia com competência, dedicação, humanidade e paciência a todos que a procuravam.

Em 2020 retornou à sala de aula, dividindo seu tempo com outra instituição de ensino, mas sempre com a mesma competência.

Toda a Equipe Menodora agradece à professora Marley pelos anos dedicados à educação, por todos os ensinamentos aqui deixados.

Que seu legado seja inspiração para todos aqueles que atuam na atividade educacional.









DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

 DIA DO SERVIDOR PÚBLICO


Os servidores e colaboradores fazem toda diferença na Escola.

Apesar de serem em número reduzido, mantêm a escola em condições de atender a todos os alunos, professores e fornecedores.

Nossa homenagem a estes profissionais que fazem toda a diferença na educação.

Nosso desejo é que todos sejam respeitados e valorizados da maneira que merecem.

E que não sejam lembrados apenas no dia 28 de outubro, mas que todos os dias sejam Dia do Servidor.

Parabéns!

Equipe Gestora da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo










PROJETO HALLOWEEN

 PROJETO HALLOWEEN

Os estudantes protagonistas da Escola da Autoria Menodora Fialho de Figueiredo, orientados pelos professores de Prática de Convivência Joisce, João Pedro e Maria Eloísa, juntamente com demais professores desenvolveram no dia 29 de outubro o Projeto Interdisciplinar Halloween. 


O objetivo foi  oportunizar os alunos a conhecer um pouco mais do folclore americano favorecendo a integração entre eles num clima de curtição e muita diversão.


O entusiasmo dos estudantes era visível no momento de se fantasiarem, organizar a decoração e as apresentações, exteriorizando seu protagonismo e autoria.

Por meio do projeto foi possível rever ou conhecer a tradição do Halloween e desmistificar os preceitos e preconceitos criados em relação a essa festa, analisando e trabalhando de forma cultural e não religiosa. E também reconhecer e respeitar a diversidade cultural de cada país, reconhecer a importância da integração cultural promovida pela globalização e promover a integração entre os alunos após longo período afastados das aulas presenciais.


Após as pesquisas realizadas das tradições de cada país, os alunos se apresentaram em uma divertida competição de fantasias, onde o mais importante era a diversão dos candidatos e da platéia, com mesa de jurados e premiação para todos os participantes.

 

As fantasias premiadas foram:

1° lugar - Gabriel Severino - 2°B - Médico da Peste Negra

2° lugar - Luís Felipe - 8°B - Coringa

3° lugar - Mariana Lourenço - 1°C - Caveira Mexicana