Projeto desenvolvido na Escola Menodora premia professor com Troféu “Marco Verde”.


A honraria entregue na Câmara Municipal de Dourados na abertura da XIX Semana do Meio Ambiente e XXII Eco Dourados é concedida à pessoas que tenham se destacado com trabalhos e/ou ações na preservação ambiental sustentável no âmbito municipal.


O professor de Geografia na Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo Ênio Ribeiro de Oliveira recebeu a homenagem pelo trabalho desenvolvido sobre sustentabilidade ambiental e cidadania.

Atualmente, em parceria com outros docentes e com alunos e alunas dos 9° anos, Ênio está apresentando o projeto "S.O.S Parque Arnulpho Fioravante", que visa formular políticas públicas que sensibilizem a comunidade escolar a empreender permanentemente a luta pela preservação e a revitalização do Parque que fica localizado a 150 metros da Escola.

O trabalho envolve direta e indiretamente estudantes, pais e mães, funcionários(as) administrativos(as), professores(as) e toda a Comunidade Escolar. O projeto desenvolve leitura, pesquisas, aulas de campo, palestras, debates, produção de documentos (artigos, vídeos-documentários, reivindicações), seminários, congressos entre outras ações.

Segundo o professor, o "S.O.S Parque Arnulpho Fioravante" elabora ações de preservação ambiental, mas também destaca que são atividades voltadas à cidadania. O geógrafo trabalha com os alunos e alunas os meios para efetivação de projetos, com explicações sobre a viabilidade de recursos para políticas públicas, com o entendimento sobre questões orçamentárias, plano diretor, código de posturas, emendas parlamentares entre outras questões essenciais para o desenvolvimento das atividades.

O projeto já foi apresentado ao Instituto do Meio Ambiente de Dourados e será encaminhado para a Câmara Municipal.

Como ponto culminante do Projeto, serão encaminhadas sugestões de ações ao poder público para melhorias no Parque, como a coexistência no espaço de prática de esporte, estudo ambiental, exercícios físicos e lazer, instalação de lixeiras, monitoramento por agentes de segurança do entorno do Parque, impressão de cartilhas sobre o modo correto de agir dentro do espaço, realização de calendário de eventos que visem a preservação ambiental no local, reforma de quadras esportivas, campos de futebol – cercas, quiosques e banheiros, otimização do viveiro municipal de mudas visando à produção de espécies que originalmente existiam no Parque, colocação de câmeras filmadoras em pontos estratégicos do Parque, com o intuito de monitorar e identificar, quem entra, sai e que atividade desenvolve no Parque;

Além disso, o SOS Arnulpho Fioravante reivindica maior fiscalização das empresas possíveis poluidoras instaladas no entorno do Parque para que não façam lançamento de material e substâncias danosos e poluentes àquele ecossistema, especialmente junto às nascentes do e no próprio Córrego Paragem.

O Projeto também pede para a Prefeitura nominar as trilhas existentes no Parque com o nome de plantas originárias do mesmo e as as nascentes do Córrego Paragem situadas no Parque ou nas imediações do mesmo além de reflorestar, onde for possível, as referidas nascentes, mesmo que inferior a 50 metros.

Dessa forma, essas sugestões dos alunos e da Escola Menodora pretende melhorar aquele espaço para facilitar o acesso e a segurança de todos que frequentam o Praque, sem abrir mão da sua principal função que é a preservação ambiental.

A XIX Semana do Meio Ambiente e XXII Eco Dourados é organizada pelo IMAM - Instituto do Meio ambiente de Dourados. 






Elaborado com informações do Site do Simted de Dourados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário