A programação começou com a abertura oficial na noite de sexta-feira (11.5), com a presença do secretário-adjunto de Estado de Educação, Josimário Teotônio Derbli da Silva, que compartilhou com os estudantes o projeto executado em sua residência, de captação e reutilização da água da chuva. “O uso racional da água é muito importante e cabe a esses estudantes o papel de formiguinha na disseminação da ideia, mas que renderá uma geração muito mais consciente”, destacou.
A Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo participou da Etapa estadual com duas representantes: a professora de Ciências Márcia da Silva Gomes e a aluna Lauani Alves Matias, do 9º ano.
A Conferência é um processo que mobiliza escolas brasileiras públicas e privadas, urbanas e rurais, da rede estadual e municipal, assim como escolas de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural, que possuem pelo menos uma turma do ensino fundamental, anos finais, cadastradas no Censo Escolar de 2016.
Em Mato Grosso do Sul, o processo da V CNIJMA começou em outubro de 2017, com a primeira turma do curso preparatório para a Conferência, que a SED realizou por meio de ambiente moodle para professores das redes pública e privada.
A Etapa escolar aconteceu em março, e, nessa etapa, foram desenvolvidas atividades ambientais, conscientização, elaboração de projetos e os estudantes escolheram os delegados (estudantes) de 11 a 14 anos e regularmente matriculados no Ensino Fundamental II.
As últimas conferências infantojuvenis pelo meio ambiente foram pré-requisitos para que as escolas públicas pudessem aderir ao PDDE Escola Sustentável. Esse programa visa à destinação de recursos financeiros para promover ações voltadas à melhoria da qualidade de ensino e apoio na adoção de critérios de sustentabilidade socioambiental, considerando o currículo, a gestão e o espaço físico, de forma a tornarem-se espaços educadores sustentáveis.
A etapa nacional está programada para acontecer em Brasília-DF, entre os dias 15 e 19 de junho de 2018 com a participação de diversos estudantes de MS.
Fonte: Assessoria SED