A Escola Estadual Menodora Fialho de
Figueiredo está participando com o “Projeto Interdisciplinar Caminhos da
Energia” do Prêmio Professores do Brasil, agora vencedor estadual (Ensino
Médio) e classificado para fase regional. O projeto de pesquisa foi
desenvolvido pelos alunos do 2º Ano do Ensino Médio com o intuito de ampliar os
conhecimentos em relação às fontes de energia estabelecendo relações com o
ambiente através de uma proposta de aprendizagem interdisciplinar e
contextualizada. O projeto foi desenvolvido a partir de várias etapas:
levantamento teórico da problemática (pesquisa científica); trabalho teórico
nas normas da ABNT; construção e apresentação de protótipos de geração de
energia; apresentação de um seminário interdisciplinar; mesa redonda e visita
técnica a Usina Hidrelétrica Itaipú Binacional em Foz do Iguaçu.
“Durante
dez anos fui professora de uma Universidade onde notei a maneira imatura como a
maioria dos alunos ingressa no meio acadêmico. Foi então que tive a ideia de
trazer para o Ensino Médio uma metodologia mais ousada com a finalidade de
preparar esses estudantes para situações de aprendizagem que irão se deparar ao
entrar na Universidade. A maioria dos acadêmicos chega ao primeiro ano de uma
Universidade sem experiência em trabalhar em grupo, não sabem realizar pesquisa
científica, não conhecem normas técnicas e especialmente possuem muita
dificuldade em apresentar trabalhos para um público maior ou para diversos
professores. A ideia inicial era fazer um projeto que desse a oportunidade aos
alunos de aprender a realizar uma pesquisa científica com base na metodologia
da problematização e que preparasse esses alunos para uma apresentação mais
formal, que tivesse uma orientação em relação a normas de trabalho escrito e
que especialmente fosse interdisciplinar. O contato com a pesquisa científica
ainda no Ensino Médio pode contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento da
curiosidade e o anseio na busca de respostas que levará o jovem a descobrir
novos caminhos no aprendizado. Além disso, ela poderá propiciar um melhor
desempenho no restante da vida acadêmica dos estudantes.
É
muito gratificante ver um Projeto feito com tanto amor, dedicação e carinho ser
reconhecido. Isso se deve à participação de profissionais altamente capacitados
dotados de paixão pelo trabalho e muito profissionalismo. É muito mais fácil incorporar
o conhecimento pronto do que educar a consciência crítica dos alunos, mas
quando os professores mudam os padrões de seu trabalho e se dedicam a educar o
aluno para a vida acabam elevando sua autoconfiança e autoestima ao observar os
resultados gratificantes na realidade educacional. Um aluno motivado por
professores confiantes é capaz de surpreender e superar todos os obstáculos em
busca de conhecimento. Meu agradecimento especial aos professores parceiros do
Projeto Caminhos da Energia. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa equipe”.
(Relato da Profª Msc. Luana Barbiero Vieira Fujino, coordenadora do
Projeto)
Projetos como estes estimulam o
Protagonismo Juvenil e transformam a educação de nossos adolescentes. Os
estudantes sentem-se estimulados e desafiados a cada proposta lançada e
melhoram seus resultados a cada bimestre.
Neste ano, o projeto está em sua 3ª
edição e os estudantes das séries anteriores, com a propagação do projeto,
sentem-se ansiosos para participar também desta ação.
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