10ª EDIÇÃO DO PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL - CAMPEÃ NA FASE ESTADUAL


A Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo está participando com o “Projeto Interdisciplinar Caminhos da Energia” do Prêmio Professores do Brasil, agora vencedor estadual (Ensino Médio) e classificado para fase regional. O projeto de pesquisa foi desenvolvido pelos alunos do 2º Ano do Ensino Médio com o intuito de ampliar os conhecimentos em relação às fontes de energia estabelecendo relações com o ambiente através de uma proposta de aprendizagem interdisciplinar e contextualizada. O projeto foi desenvolvido a partir de várias etapas: levantamento teórico da problemática (pesquisa científica); trabalho teórico nas normas da ABNT; construção e apresentação de protótipos de geração de energia; apresentação de um seminário interdisciplinar; mesa redonda e visita técnica a Usina Hidrelétrica Itaipú Binacional em Foz do Iguaçu.
“Durante dez anos fui professora de uma Universidade onde notei a maneira imatura como a maioria dos alunos ingressa no meio acadêmico. Foi então que tive a ideia de trazer para o Ensino Médio uma metodologia mais ousada com a finalidade de preparar esses estudantes para situações de aprendizagem que irão se deparar ao entrar na Universidade. A maioria dos acadêmicos chega ao primeiro ano de uma Universidade sem experiência em trabalhar em grupo, não sabem realizar pesquisa científica, não conhecem normas técnicas e especialmente possuem muita dificuldade em apresentar trabalhos para um público maior ou para diversos professores. A ideia inicial era fazer um projeto que desse a oportunidade aos alunos de aprender a realizar uma pesquisa científica com base na metodologia da problematização e que preparasse esses alunos para uma apresentação mais formal, que tivesse uma orientação em relação a normas de trabalho escrito e que especialmente fosse interdisciplinar. O contato com a pesquisa científica ainda no Ensino Médio pode contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento da curiosidade e o anseio na busca de respostas que levará o jovem a descobrir novos caminhos no aprendizado. Além disso, ela poderá propiciar um melhor desempenho no restante da vida acadêmica dos estudantes.
É muito gratificante ver um Projeto feito com tanto amor, dedicação e carinho ser reconhecido. Isso se deve à participação de profissionais altamente capacitados dotados de paixão pelo trabalho e muito profissionalismo. É muito mais fácil incorporar o conhecimento pronto do que educar a consciência crítica dos alunos, mas quando os professores mudam os padrões de seu trabalho e se dedicam a educar o aluno para a vida acabam elevando sua autoconfiança e autoestima ao observar os resultados gratificantes na realidade educacional. Um aluno motivado por professores confiantes é capaz de surpreender e superar todos os obstáculos em busca de conhecimento. Meu agradecimento especial aos professores parceiros do Projeto Caminhos da Energia. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa equipe”. (Relato da Profª Msc. Luana Barbiero Vieira Fujino, coordenadora do Projeto) 
Projetos como estes estimulam o Protagonismo Juvenil e transformam a educação de nossos adolescentes. Os estudantes sentem-se estimulados e desafiados a cada proposta lançada e melhoram seus resultados a cada bimestre.

Neste ano, o projeto está em sua 3ª edição e os estudantes das séries anteriores, com a propagação do projeto, sentem-se ansiosos para participar também desta ação.  


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