Alguns alunos do 6º ano apresentam dificuldades em representar uma simples
fração e quando chega o momento de aprenderem fração equivalente o nível de
dificuldade fica explícito na expressão dos alunos, principalmente quando a
aula é tradicional.
Neste
sentido com o intuito de haver aprendizado dos alunos do 6º ano e com o objetivo
de aproximação dos alunos com o conteúdo de frações surgiu juntamente com o
apoio da coordenação de área a ideia de ensinar fração equivalente através de
repartições de um bolo em sala de aula.
Para
os alunos até a aula diferenciada havia desinteresse quando o assunto era
fração e não sabiam explicar o que seria fração, alguns lembravam como
representar mas não sabiam que a barra que separa numerador do denominador
significa divisão. Neste contexto, a professora conseguiu através de um bolo
feito carinhosamente pela merendeira Odete e servidora Luzia, contextualizar
para o aluno que o entendimento de fração é parte de um todo e
que esse todo pode ser “quebrado em partes iguais”, gerando assim uma fração e
posteriormente apresentar as frações equivalentes ao primeiro pedaço cortado do
bolo.
No término da explicação os alunos puderam saborear a
“fração” com muita alegria juntamente com os colaboradores.
Vale ressaltar que além de haver o aprendizado de maneira
significativa os alunos se sentiram contemplados pela escola e alguns foram
agradecer pessoalmente a nossa querida merendeira pela gentileza e carinho que
faz seu alimento, fato este que tocou a professora de como foi gratificante
esta aula devido ao reconhecimento dos alunos que colaboraram maravilhosamente
pra o desenvolvimento da aula.
A professora agradece o apoio da direção, coordenação,
servidores e professores colaboradores para o sucesso de mais uma atividade
diferenciada na aula de matemática.
Joyce Azevedo de Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário