APRENDENDO FRAÇÃO !


Alguns alunos do 6º ano apresentam dificuldades em representar uma simples fração e quando chega o momento de aprenderem fração equivalente o nível de dificuldade fica explícito na expressão dos alunos, principalmente quando a aula é tradicional.
Neste sentido com o intuito de haver aprendizado dos alunos do 6º ano e com o objetivo de aproximação dos alunos com o conteúdo de frações surgiu juntamente com o apoio da coordenação de área a ideia de ensinar fração equivalente através de repartições de um bolo em sala de aula.
Para os alunos até a aula diferenciada havia desinteresse quando o assunto era fração e não sabiam explicar o que seria fração, alguns lembravam como representar mas não sabiam que a barra que separa numerador do denominador significa divisão. Neste contexto, a professora conseguiu através de um bolo feito carinhosamente pela merendeira Odete e servidora Luzia, contextualizar para o aluno que  o entendimento de fração é parte de um todo e que esse todo pode ser “quebrado em partes iguais”, gerando assim uma fração e posteriormente apresentar as frações equivalentes ao primeiro pedaço cortado do bolo.
No término da explicação os alunos puderam saborear a “fração” com muita alegria juntamente com os colaboradores.
Vale ressaltar que além de haver o aprendizado de maneira significativa os alunos se sentiram contemplados pela escola e alguns foram agradecer pessoalmente a nossa querida merendeira pela gentileza e carinho que faz seu alimento, fato este que tocou a professora de como foi gratificante esta aula devido ao reconhecimento dos alunos que colaboraram maravilhosamente pra o desenvolvimento da aula.

A professora agradece o apoio da direção, coordenação, servidores e professores colaboradores para o sucesso de mais uma atividade diferenciada na aula de matemática.


Joyce Azevedo de Souza 

Nenhum comentário:

Postar um comentário