Atleta na Escola.

O Programa de Formação Esportiva Escolar tem como premissas a democratização do acesso ao esporte, o incentivo da prática esportiva na escola e a identificação e orientação dos talentos escolares.
Os alunos da Escola Menodora  participaram da seleção interna. No próximo dia 28/06 a disputa municipal, futuramente ocorrera a etapa regional e os classificados representaram o Estado no projeto em várias categorias (Atletismo, salto em distância).







Projeto - "Namoro de hoje e suas Consequencias"

Namoro de hoje e suas Consequencias


Na semana do “Dia dos Namorados”, os alunos do 3º ano “A” do Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo, coordenados pelas professoras Marcia Faita e Maricélia Ferreira, comemoraram de forma diferente esta data, promovendo diferentes atividades de reflexão relacionadas às atitudes dos jovens de hoje. Por meio do Projeto “Namoro de hoje e suas Consequencias”, os alunos produziram vídeos sobre gravidez na adolescência; doenças sexualmente transmissíveis; namoro de hoje/namoro ideal. Como formas de conscientização, no dia 12 de junho, proporcionaram atividades diferentes como “correio elegante”, espaço para fotografia e música para os estudantes. O projeto foi idealizado pelos alunos Bruno e Luiz e contou com a participação de aproximadamente 25 alunos das turmas dos 2º e 3º anos do Ensino Médio.



"Projeto Um ato de coragem - Saindo da zona de conforto"

"Projeto Um ato de coragem - Saindo da zona de conforto"

Uma Ação Social da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo

Os alunos do 2º ano “B” do Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo, coordenados pela professora Maricélia Ferreira, promoveram na tarde do dia 14 de junho de 2013, uma ação social em prol dos acampados do conjunto “José Cerveira” localizado no Jardim Pelicano. A atividade marca o encerramento do Projeto “Um ato de Coragem – Saindo da Zona de Conforto”, que teve como objetivo a valorização e a promoção da igualdade social. O projeto contou com a participação de aproximadamente 25 alunos, que realizaram diversas tarefas: arrecadação de roupas e alimentos nos bairros Vila Industrial, Vila Rosa, Jardim Jequitibá, Vila Índio, Vila Planalto e Jardim Europa; Contagem dos itens arrecadados; Montagem dos Kits e entrega dos mesmos para os acampados. O empenho dos alunos foi visível, pois ao final do trabalho a arrecadação totalizou um montante de 1100 peças de roupas, 100 pares de sapatos e 80 gêneros alimentícios. Deste total foram montados 28 kits de alimentos e 108 kits de roupas e calçados. No momento da entrega dos donativos, a direção e coordenação da escola contaram com os parceiros, Gabriel da “Defesa Civil”, Lopes da “Guarda Municipal” e José Oliveira do “Controle de Vetores”. Esta ação proporcionou aos alunos uma grande satisfação e motivação em poder ajudar o próximo.



Projeto "Ler por Prazer"

Projeto "Ler por Prazer"

Hoje iniciamos a realização prática do projeto "Ler por Prazer" na Escola Menodora.


Esse projeto interdisciplinar acontecerá 2 vezes na semana com rotatividade diária na 1ª aula, com o propósito de estimular o prazer pela leitura.

Cada caixa possui 30 exemplares sendo revistas, jornais e livros para incentivar novos leitores.

O acolhimento e a impolgação dos alunos superou nossas expectativas.

Oficinas do Programa Além das Palavras !

As coordenadoras de área da Escola Menodora Fialho De Figueiredo realizaram nessa quarta 12.06.13 mais duas oficinas do Programa Além das Palavras (4º ano)...

Na área de matemática foi feito um bingo com tabuadas, com direito a premiação. Em Língua Portuguesa os alunos foram organizados em roda e um desafio de palavras "antônimos e sinônimos" foi lançado.

Ambas as ações superaram nossas expectativas, pois além de participativos os alunos pediram "biz".



As professoras Eliandra, Juliana, Claudineyane Fabiane  da Sala de Recursos Multifuncional - Surdez, da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo, estiveram, na última sexta feira (07/06/2013), em formação realizada pelo Núcleo de Educação Especial NUESP. O tema da formação foi "  O recurso das brincadeiras como prática pedagógica nas salas de recursos" . Foi uma manhã maravilhosa e muito proveitosa. Parabéns às técnicas pela excelente formação.



EcoDurados

Os alunos da Escola Menodora com a orientação da Professora Marley desenvolveram o trabalho " Fênix- Ressurgindo da Borracha". O trabalho visa proporcionar à comunidade escolar uma conscientização acerca do reaproveitamento de pneus que foram descartadas no ambiente, diminuindo assim o impacto ambiental dos resíduos.


APRENDENDO FRAÇÃO !


Alguns alunos do 6º ano apresentam dificuldades em representar uma simples fração e quando chega o momento de aprenderem fração equivalente o nível de dificuldade fica explícito na expressão dos alunos, principalmente quando a aula é tradicional.
Neste sentido com o intuito de haver aprendizado dos alunos do 6º ano e com o objetivo de aproximação dos alunos com o conteúdo de frações surgiu juntamente com o apoio da coordenação de área a ideia de ensinar fração equivalente através de repartições de um bolo em sala de aula.
Para os alunos até a aula diferenciada havia desinteresse quando o assunto era fração e não sabiam explicar o que seria fração, alguns lembravam como representar mas não sabiam que a barra que separa numerador do denominador significa divisão. Neste contexto, a professora conseguiu através de um bolo feito carinhosamente pela merendeira Odete e servidora Luzia, contextualizar para o aluno que  o entendimento de fração é parte de um todo e que esse todo pode ser “quebrado em partes iguais”, gerando assim uma fração e posteriormente apresentar as frações equivalentes ao primeiro pedaço cortado do bolo.
No término da explicação os alunos puderam saborear a “fração” com muita alegria juntamente com os colaboradores.
Vale ressaltar que além de haver o aprendizado de maneira significativa os alunos se sentiram contemplados pela escola e alguns foram agradecer pessoalmente a nossa querida merendeira pela gentileza e carinho que faz seu alimento, fato este que tocou a professora de como foi gratificante esta aula devido ao reconhecimento dos alunos que colaboraram maravilhosamente pra o desenvolvimento da aula.

A professora agradece o apoio da direção, coordenação, servidores e professores colaboradores para o sucesso de mais uma atividade diferenciada na aula de matemática.


Joyce Azevedo de Souza 

Parabéns

 Parabéns a Diretora Adjunto Linéia, a Professora de L.P Jaine e o PROGETEC Rodolfo Santos


OBMEP - 2013


Os alunos da Escola Menodora estão participando hoje da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A OBMEP é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

Dentre as realizações da OBMEP destacam-se:



·    A produção e distribuição de material didático de qualidade, como apostilas e banco de questões, também disponível nesta página;

·         O Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), para os medalhistas estudarem Matemática por 1 ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);


·         O Programa de Iniciação Científica – Mestrado (PICME), para medalhistas que estejam cursando graduação com bolsas do CNPq (IC) e CAPES (Mestrado);

·         A Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI), que prepara medalhistas de ouro selecionados pela excepcionalidade de seus talentos para competições internacionais;

·         O POTI - Polos Olimpícos de Treinamento Intensivo, que pretende democratizar e ampliar o acesso dos alunos brasileiros a treinamento para competições matemáticas;

·         A criação dos Clubes de Matemática, que vão propiciar outros modos de estudo da matemática entre alunos e professores, com atividades interessantes e em ambiente interativo;

·         A mobilização de Coordenadores Regionais para a realização de atividades como seminários com professores e cerimônias  de premiação;
·         Iniciada em 2005, a OBMEP vem crescendo a cada ano criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.

·         Em 2012, cerca de 19,1 milhões de alunos se inscreveram na competição e 99,4% dos municípios brasileiros estiveram representados.

·         Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.


FFotos: PROGETEC Rodolfo Santos