Os alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo participaram de 07 a 09 de Outubro de 2016, de uma excursão a cidade de São Paulo/SP com o objetivo de visitar Museus de Arte e principalmente a 32ª Bienal de Arte. Essa excursão fez parte do projeto da disciplina de Artes “Escola Menodora vai à 32ª Bienal de Artes em São Paulo” que tem como idealizadora e organizadora a professora de Arte Regina Rozânia Lima de Araujo e colaboradora a professora de sociologia Maricélia Ferreira.
A finalidade do projeto é ampliar o conhecimento do aluno, já que foram abordadas temáticas que fazem refletir a ciência, a geografia, a matemática, a sociologia, filosofia, enfim, todas as áreas de conhecimento. Permite também ao aluno que está concluindo a educação básica estar em contato com obras de arte vistas apenas em livros, internet, televisão, entre outros. O projeto possibilita conhecer o museu, as obras expostas, tendo em vista que na sua maioria os alunos desconhecem um museu e até mesmo a cidade de São Paulo.
O projeto permite perceber a importância da arte e a contribuição dela para com a mudança dos nossos olhares, o seu poder de transformar, a sua criticidade aos problemas que permeiam a nossa sociedade. Para que o projeto se concretizasse foi aberto vagas para pais de alunos, professores e acadêmicos de arte. O projeto teve o apoio do diretor Alaôr Fonseca Filho, do diretor adjunto Carlos Hortelan, da presidente do colegiado escolar professora Vanessa Rorato e das coordenadoras pedagógicas, professoras Marlene Fiorucci e Marley de Vasconcelos Irber.
Foi impressionante observar as reações diversas nos rostos e nas falas dos alunos quando chegaram a São Paulo e principalmente durante as exposições visitadas. A aluna Amanda Rodrigues comentou que “nunca mais a Arte seria a mesma para ela”. O resultado foi tão positivo que o grupo inclusive já pediu por outras viagens e visitações a museus.
Para encerrar no dia 07 de novembro haverá uma mesa redonda onde será discutido na disciplina de sociologia com a professora Maricélia Ferreira “Os impactos da Bienal na sociedade”, onde serão expostos os diários de bordos realizados pelos alunos, slides de apresentação de fotos das exposições do MASP – Museu de Arte de São Paulo, Instituto Tomie Ohtake, Museu de Arte Sacra, Pinacoteca e Bienal.