Comemora-se no dia 20 de novembro, o "Dia Nacional da Consciência Negra". Nessa data, em 1965, foi assassinado Zumbi, um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares. A escolha do dia 20 de novembro foi muito mais do que uma simples oposição ao 13 de maio: "os movimentos sociais escolheram essa data para mostrar o quanto o país está marcado por diferenças e discriminações raciais. Foi também uma luta pela visibilidade do problema. Isso não é pouca coisa, pois o tema do racismo sempre foi negado, dentro e fora do Brasil. Como se não existisse". (Flávio Gomes)
A escola Menodora ofereceu aos estudantes este projeto que objetiva em propiciar condições aos estudantes e professores de apropriarem-se de novos saberes sobre a cultura Afro-brasileira. Tendo como objetivos específicos conhecer as diferentes regiões, costumes e línguas, despertar arte, esportes, culinária, língua, religião, como elementos de formação da cidadania.
Durante a semana foram desenvolvidos diversas atividades com apoio da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com palestras e músicas. Para culminância do projeto, foi realizado o concurso "Beleza Afrodescentente" com o desfile para escolha da Garota e Garoto Menodora. Os Vencedores deste ano foram Gabrielly Silva de Souza 8º B e Naariel Willian da Silva Barbosa 3º D, em segundo lugar Luiza Bispo Reis 1º A e Juliano Oliveira Freitas 1º H.
No desfile tivemos a presença do Coreógrafo Rilvan Barbosa, Professora Zilda Aparecida da Silva, o Modelo Mister André Souza e a repórter Sonia Balbino, que compuseram a mesa dos jurados convidados.